Publicado em 02/05/2023 às 09:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04
Permitir que os estudantes tenham contato com a profissão durante a graduação é o objetivo da empresa júnior (EJ), uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída por alunos de graduação. O intuito é prestar serviços e desenvolver projetos para a sociedade, sob a supervisão de um professor tutor.
“As empresas juniores são como pequenas startups que formam bons profissionais antes mesmo de se formarem, oferecendo aos universitários habilidades únicas para suas carreiras e formação. Tenho certeza de que os membros que passam por empresas juniores adotam uma postura mais impactante na área em que escolhem atuar após a saída da universidade”, destaca Leonardo Piau, diretor presidente da Communicare, empresa júnior do curso de Jornalismo, criada em 2012.
As EJs oferecem serviços como consultoria e criação de projetos, de acordo com as áreas de atuação de cada graduação. Os preços cobrados são abaixo do mercado. Por ser uma associação sem fins lucrativos, o dinheiro arrecadado com as consultorias e projetos é reinvestido na própria empresa, tanto em infraestrutura como em cursos de capacitação para os membros.
A Conselt - empresa júnior de consultoria em Engenharia Elétrica e Biomédica -, é uma das mais antigas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Criada em 1997, pela associação já passaram mais de mil membros. Atualmente, a Conselt conta com 22 integrantes e 24 trainees.
Bianca Marques Ribeiro, diretora presidente da Conselt, explica que a EJ facilita o ingresso no mercado. “Priorizamos o desenvolvimento do membro, assim como um de nossos valores que é lapidar diamantes, preparando nossos membros para o mercado de trabalho e para que possam se desenvolver a partir da vivência empresarial, para que, assim, possam ser impactados e lapidados como profissionais aptos e preparados”, aponta Ribeiro.
Crescimento
A primeira EJ instalada na UFU, no ano de 1992, foi a Meta Consultoria - empresa júnior dos cursos de Engenharias Mecânica, Aeronáutica e Mecatrônica. Atualmente, a instituição conta com mais de 30 unidades. A expansão dessas associações se deve à criação de empresas em cursos sem muita tradição em negócios. São exemplos dessa expansão empresarial universitária a Husport Empresa Júnior - empresa júnior dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, criada em 2013 - e a Olho de Peixe - empresa júnior do curso de Artes Visuais, criada em 2014.
Maria Eduarda Hathenher, vice-presidente da Husport e discente do curso de Fisioterapia, enfatiza que um dos destaques da EJ para a vida acadêmica é a rede de relacionamentos. “A Husport possibilitou que conhecêssemos e tivéssemos contato com grandes nomes do cenário nacional e internacional dentro da nossa área de trabalho e, assim, a troca de conhecimento e experiências é sensacional. Dentro da EJ aprendemos a gerir nosso tempo, dividir tarefas, trabalhar em grupo, nos comunicarmos de forma mais assertiva. E também nos envolvemos com a comunidade científica, através de eventos e de artigos e trabalhos publicados e apresentados”, pondera.
Para Patrick Domingues, que foi diretor de gestão de pessoas da Olho de Peixe por quatro anos, o ambiente da EJ desenvolve o trabalho em grupo. “É o ambiente da dura vida real, onde você enfrenta as dificuldades da vida, do mercado e gestão das economias. Mas também é um local de aprendizado, pois todos estão compartilhando conhecimento uns com os outros em capacitações e no dia a dia prático, se estimulando para seguir em frente com seus sonhos e interesses futuros. Aqui construímos uma forte rede de apoio, com pessoas que dependem umas das outras e se apoiam naquilo que fazem”, explica.
A Inovatos Consultoria é a EJ dos cursos de Biotecnologia, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e Engenharia de Alimentos do Campus de Patos de Minas. Criada em 2016, já passaram pela EJ mais de 50 membros. Diretor comercial da Inovatos, Mateus Vicentini Puccinelli ressalta que “as empresas juniores foram criadas com intuito de tornar os estudantes universitários pequenos empreendedores para que, no futuro, quando entrarem ao mercado, estejam aptos aos desafios”.
Conheça as empresas juniores da UFU
Communicare, empresa júnior do curso de Jornalismo. (Foto: Arquivo pessoal)
Integrantes da Husport, empresa júnior dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. (Montagem com fotos de arquivo pessoal)
Meta Consultoria, empresa júnior dos cursos de Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Aeronáutica. (Foto: Arquivo pessoal)
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.
>>> Leia também:
Palavras-chave: #especialUFU45 empresas ejs
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS