Publicado em 24/07/2023 às 09:16 - Atualizado em 04/09/2023 às 10:03
Celebrar os 45 anos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é, também, rememorar e enaltecer a ciência produzida na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para isso, preparamos uma lista de 45 fatos sobre pesquisadores, estudos, laboratórios, publicações; enfim, sobre a atuação da UFU na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico em todas as grandes áreas do conhecimento.
A lista está sendo divulgada em cinco partes, ao longo deste ano, no Portal Comunica UFU e nos perfis oficiais nas redes sociais. A parte 1 foi publicada em maio, a parte 2 em junho e, abaixo, você confere a terceira parte.
19. Meninas da Física
Meninas da Física atuam em escolas e redes sociais. (Foto: Arquivo pessoal)
O programa Meninas da Física foi criado no fim de 2017 e tem como objetivos abordar a diversidade e igualdade de gênero e mostrar, por meio de palestras, minicursos e conteúdos nas redes sociais, a importância da mulher na ciência e a contribuição feminina na sociedade através do conhecimento. Hoje, o grupo tem 86 colaboradoras em 17 estados do Brasil e uma na França. As Meninas da Física elaboraram uma apostila sobre divulgação científica e comemoraram, no ano passado, cinco anos de fundação. Acompanhe o projeto pelo Instagram: @meninasdafisica.
20. Pesquisadores Bolsistas Produtividade
Uma das pesquisa com bolsa PQ investiga como melhorar o tratamento de esgoto doméstico. (Foto: Freepik)
A UFU tem, atualmente, 133 pesquisadores bolsistas de Produtividade em Pesquisa. Essa concessão de bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) visa a valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas áreas do conhecimento. Além disso, seleciona projetos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento. Conheça os trabalhos de alguns desses pesquisadores na Série Produtividade em Pesquisa.
21. Museu Dica
O Dica promove divulgação científica e a aproximação com a sociedade uberlandense. (Foto: Arquivo Dirco)
O Museu Diversão com Ciência e Arte, mais conhecido como Museu Dica, tem o intuito de disseminar a ciência para a população uberlandense. Vinculado ao Instituto de Física (Infis) da UFU, está localizado no Parque Municipal da Gávea e tem como objetivo a participação da comunidade enquanto lugar para lazer, inclusão social, convivência e divulgação científica. Os visitantes podem interagir com os experimentos, além de poderem participar de projetos e eventos, como o Cine Dica, Ciência Viva e Observação com Telescópio.
22. 'Ciência ao Pé do Ouvido'
Depois de três anos, o podcast conta com uma nova identidade visual. (Imagem: Ludimila de Castro e Viviane Aiko)
11 de fevereiro de 2020. Naquela terça-feira de verão, há mais de três anos, ia ao ar o primeiro episódio do "Ciência ao Pé do Ouvido". Inicialmente com episódios mensais, a equipe da Divisão de Divulgação Científica criou o podcast com o objetivo de tratar sobre o “cotidiano e ciência - um único assunto”. No ano seguinte, a produção passou a ser semanal. Ainda em 2021, o podcast foi objeto de estudo, ficou entre os 50 mais ouvidos do Spotify, foi considerado como podcasts sobre ciência que valem a pena conhecer pela Revista Galileu e pelo CanalTech. Em 2022, foi o mais ouvido no Spotify por 167 pessoas e indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) como um dos 5 podcasts de ciência para quem gosta do assunto. Neste ano, o "Ciência ao Pé do Ouvido" passou por um rebranding, utilizando uma nova logo e já publicou 15 episódios sobre temas diversos. Ouça aqui.
23. Realidade Virtual e Aumentada
Em 2022, visitamos o GRVA para a produção do episódio '#42 Metaverso: interação e imersão' do podcast 'Ciência ao Pé do Ouvido', disponível nas plataformas de áudio. (Foto: Arquivo pessoal)
Realidade virtual é o uso do computador e de interfaces humano-tecnologia para criar o efeito de mundos tridimensionais com objetos interativos, apoiada em três fundamentos: interação, imersão e navegação. Pensando nisso, a Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU criou o Grupo de Pesquisas em Realidade Virtual e Aumentada (GRVA), coordenada pelo professor Alexandre Cardoso. Dentre as áreas de pesquisa do grupo, estão a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada, e Educação Assistida por Computador e a Computação Gráfica.
24. Desenvolvimento socioambiental
Assinatura simbólica do convênio aconteceu na Fundação de Apoio Universitário (FAU), com representantes da Nexa e da UFU. (Foto: Milton Santos)
A UFU e a mineradora Nexa Resources oficializaram uma parceria de incentivo e fomento à pesquisa florística. O acordo faz parte do projeto Vazantes Mineiras, que está em desenvolvimento em Vazante (MG) e pretende, por meio do uso sustentável de áreas rurais da empresa no município, promover oportunidade e desenvolvimento socioambiental através de iniciativas que aliam inovação, pesquisa e turismo ecológico.
25. Programa de Educação Tutorial (PET)
Fundado em 1991, o PET do curso de Agronomia foi o pioneiro do projeto na UFU. (Foto: Reprodução/Instagram)
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 1979 e, posteriormente, assumido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), em 2004. Seu objetivo principal é oferecer aos estudantes universitários oportunidades extracurriculares e interdisciplinares, sob a orientação de professores, para ampliar sua vivência além das salas de aula. Os PETs são fundamentados nos princípios de ensino, pesquisa e extensão, e envolvem projetos e iniciativas que atendem às necessidades das comunidades interna e externa da instituição. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) atualmente conta com 40 grupos PET, sendo 18 vinculados ao MEC e 22 seguindo modelo institucional estabelecido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU), em 2006. O “ESPECIALUFU45” abordou os PETs em matéria especial.
26. Reserva do Panga
Cientistas da UFU já realizaram centenas de pesquisas envolvendo a biodiversidade da reserva. (Foto: Marco Cavalcanti)
Uma das poucas áreas de preservação de vegetação nativa do Cerrado no Triângulo Mineiro, a Reserva do Panga é utilizada para ensino e pesquisa pela Universidade Federal de Uberlândia. A área, pertencente à Fundação de Apoio Universitário (FAU), foi reconhecida pelo Ibama como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em 1997. A reserva de quase 404 hectares, localizada às margens da rodovia MG-455 (que liga Uberlândia a Campo Florido), é utilizada principalmente pelos cursos das áreas de Biologia, Geografia e Agronomia. Nela, os cientistas da UFU já realizaram centenas de pesquisas envolvendo a diversidade de espécies vegetais e animais. Os estudos demonstram a importância da reserva para a manutenção da biodiversidade na região.
27. Eventos científicos
Em outubro de 2019, a UFU foi anfitriã do principal evento científico da área de Engenharia Mecânica da América Latina. (Foto: META Consultoria)
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem sido palco de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Esses encontros representam a importância da instituição no cenário científico do Brasil e do exterior. Confira alguns deles:
VII Colóquio Nacional Michel Foucault (setembro de 2022); Encontros Nacional e Internacional de Tradutores (setembro de 2016); XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física; 12° Congresso Brasileiro de Sistemas (novembro de 2016); II Congresso Nacional de Libras (novembro 2017); 50º Congresso Brasileiro de Fitopatologia (agosto de 2017); XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia (outubro de 2019); XXII Encontro Brasileiro de Topologia (agosto de 2022); III Bienal Internacional de Filosofia (novembro de 2022); I Simpósio Internacional de Direito e Maternidade (julho de 2020); XII Encontro Nacional de Economia Ecológica (setembro de 2017); VIII Seminário Nacional de Educação Especial e VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar; 25° Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (outubro de 2019); I Seminário Nacional de Educação para Altas Habilidades/Superdotação (agosto de 2019); V Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (setembro de 2021).
Continue acompanhando os nossos canais de comunicação para ver a próxima parte dos 45 fatos sobre ciência na UFU.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.
>>> Leia também:
Palavras-chave: #especialUFU45 45ufu45
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS