#ESPECIALUFU45

Realizado em parceria com a Prefeitura de Patos de Minas, curso de idiomas da UFU busca auxiliar a comunidade

Projeto busca capacitar a população com cursos de Inglês, Espanhol e Libras; além de oferecer também aulas práticas de culinária e informática

Publicado em 22/05/2023 às 09:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Há 131 anos, nascia Patos de Minas. Contando com uma população atual de aproximadamente 154 mil habitantes - e chamado popularmente como "Cidade do Milho", por sediar a Festa Nacional do Milho -, o município é considerado polo econômico regional e líder da microrregião do Alto Paranaíba. Além disso, tornou-se também um foco educacional, por conta de uma das unidades da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que recebe alunos de diversos cantos do país.

O programa de ampliação da UFU para além de Uberlândia chegou na cidade de Patos de Minas em 2011. Com o campus ainda em construção, as aulas são divididas em quatro prédios, cedidos pelo Poder Executivo Municipal. Eles abrigam três cursos de graduação - Biotecnologia, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação e Engenharia de Alimentos - e dois de mestrado - Biotecnologia e Engenharia de Alimentos.

Construção do Campus Patos de Minas. (Foto: Milton Santos)

Mesmo tão nova, a UFU Patos de Minas já conseguiu criar uma comunidade acadêmica forte e ativa, que contribui diretamente para o desenvolvimento da cidade. Diversos programas de extensão, que buscam servir ao município já foram criados; um deles é o programa de línguas Skillful.

"Esse projeto mudou a minha maneira de enxergar muitas coisas quanto cidadão e quanto aluno, principalmente [...] Ele gerou em mim uma capacidade de olhar para meu próximo com uma visão que eu não tinha; a Skillful tem esse poder de transformar vidas. Falo isso sem nenhum exagero e com total convicção". É assim que Mateus Barros Lorêdo, estudante de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e ex-membro da coordenação pedagógica da Skillful, descreve o projeto.

Ele foi criado em 2018, a partir de uma análise do professor da UFU Diego Piau, quanto à dificuldade que a comunidade de Patos de Minas possuía para acessar um curso de idiomas bom e gratuito. Outra problemática que o docente observou foi que a falta de acesso a um idioma estrangeiro prejudicava a vida universitária de muitos alunos na UFU. "Sobretudo do Inglês, que é uma língua corriqueiramente usada para diversos fins dentro da universidade", comenta.

(Foto: Diego Piau)

Assim, Piau, em conjunto com alguns discentes e com a coordenação da universidade, desenvolveu esse projeto de extensão, cujo objetivo principal é democratizar o acesso ao curso de línguas na cidade de Patos de Minas. Dessa forma, a Skillful busca capacitar a comunidade com o ensino de Inglês, Espanhol e Libras.

Além das aulas de idiomas, o projeto tem uma responsabilidade social: por meio do aprendizado de línguas, ele constrói um senso de comunidade e respeito, não se aplicando apenas para o aluno, mas também para aqueles que ensinam e coordenam o projeto. "A Skillful entende que aprender uma língua estrangeira abre portas para novas oportunidades. Portanto, busca sempre uma educação humanitária com qualidade e sem custos para o estudante", ressalta Piau.

Aulas de informática do projeto Skillful. (Foto: Diego Piau)

Visando essa responsabilidade social, a Skillful, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), consolidou uma parceria com o Programa Municipal de Acesso ao Mercado (PROMAM 5.0), que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Patos de Minas. Essa parceria tem como metas ampliar o alcance do projeto e levar o aprendizado não apenas de idiomas, mas também o ensino de informática e culinária para alguns distritos e comunidades da cidade que têm algum tipo de instabilidade social e, assim, garantir a capacitação e preparação dos moradores dessas regiões para terem condições de entrarem no mercado de trabalho.

Para obter mais informações, os interessados podem acessar o perfil do projeto no Instagram (@skillful_ufu) ou entrar em contato via e-mail: sabexufu@gmail.com.

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.