Extensão

Inscrições abertas para cursos preparatórios e capacitações gratuitas em Patos de Minas

UFU oferece vagas para preparatório do vestibular e Enem, e cursos de idiomas, culinária, Informática e Libras; cadastramentos vão até 31 de agosto

Publicado em 16/05/2023 às 11:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Cursos preparatórios: classificação é por ordem de inscrição. (Imagem: Canva)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abre inscrições para o processo seletivo das Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin), além de cursos de Inglês, Espanhol, culinária, Informática e Libras. São 45 vagas para os cursos preparatórios para o vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 60 para os demais cursos, com formação de cadastro de reserva.

As aulas são gratuitas e ministradas por estudantes da UFU, sob a orientação de servidores da universidade. As inscrições estão abertas até 31 de agosto de 2023. As atividades fazem parte do Programa Municipal de Acesso ao Trabalho (Promam), fruto da parceria entre Prefeitura de Patos de Minas e UFU.

Quem pode participar

Podem se candidatar às vagas candidatos cursando o 3º ano do Ensino Médio, cursando a última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou egressos do Ensino Médio (para cursos do Afin).

Para os demais cursos, os interessados devem ter, no mínimo, 12 anos de idade e serem moradores da região que oferece o curso.

Veja como estão distribuídas as vagas:

Como se inscrever

Para se inscrever nos cursos oferecidos pela UFU, os interessados devem realizar o procedimento on-line. A inscrição é feita por e-mail, com o envio do formulário de inscrições preenchido e assinado para sabexufu@ufu.br

Além disso, é necessário anexar uma cópia digitalizada do documento de identidade (frente e verso), um comprovante de endereço e, para candidatos às vagas do Afin, o histórico escolar ou declaração de matrícula no Ensino Médio.

Os formulários e as orientações para realizar a inscrição estão disponíveis na página oficial do processo seletivo.

Seleção

O processo de seleção ocorre em duas fases: análise de documentação e informações (primeira etapa eliminatória) e ordem de realização da inscrição (segunda etapa, classificatória).

Para mais informações ou dúvidas, basta entrar em contato por e-mail (sabexufu@gmail.com) ou via telefone: (34) 3825-8871 - ramal 202.

Recomenda-se aos interessados em sanar possíveis dúvidas que acessem a íntegra do Edital 95_UFU_PROEXC_2023.

Período das aulas

As aulas devem iniciar em setembro, logo após a divulgação do resultado das inscrições (prevista para ocorrer em 31/8). Os candidatos classificados serão convocados por e-mail ou via mensagem de WhatsApp.

Os cursos são gratuitos, inclusive com fornecimento de material didático, e oferecidos para os moradores da cidade de Patos de Minas. As atividades serão realizadas até o dia 22 de dezembro.

Para saber mais sobre os cursos e oportunidades, visite a página do Promam.

Política de usoA reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: promam AFIN Patos de Minas Capacitação