Como criar conteúdo de divulgação científica?

Apostila digital gratuita feita por projeto da UFU ajuda na aproximação entre as pessoas e a ciência

Publicado em 08/02/2022 às 08:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

(Arte: Meninas da Física)

Com o objetivo de ensinar e incentivar as pessoas a criarem conteúdos de divulgação científica, o projeto Meninas da Física, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), criou uma apostila digital gratuita.

As integrantes consideram que a divulgação científica pode ser compartilhada por meio de um conteúdo atrativo e informativo, de forma acessível, estimulando discussões e combatendo as notícias falsas.

O material reúne dicas do processo de criação de conteúdo. O primeiro passo para a divulgação é escolher o tema, pesquisá-lo em fontes seguras e fazer um resumo das informações mais importantes. A apostila alerta ainda sobre a importância de citar as referências de cada informação.

As Meninas da Física fazem parte da Rede de Divulgadores da Ciência da UFU e acreditam que acontece uma relação de troca entre leitores e autores de uma divulgação científica, pois ambos ganham aprendizado. Para publicar seu material, o pesquisador deve estudar o tema.

No caso da divulgação nas redes sociais, há diversas formas de criar um conteúdo, como artes e vídeos, que podem ajudar a captar a atenção dos leitores. É preciso selecionar um título chamativo e que o design esteja de acordo com a impressão que o autor quer passar.

A apostila digital mostra o passo a passo de como criar conteúdo para as redes sociais. É indicado pelas Meninas da Física o uso de imagens com pouco texto, evitar palavras confusas e usar a criatividade.

Palavras-chave: Ciência Rede de Divulgadores da Ciência Rede de Divulgadores da Ciência da UFU