Comércio Exterior

Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia registra queda no valor e alta no volume das exportações

Estudo é referente ao primeiro semestre de 2023 e destaca Uberlândia como município com maior valor exportado

Publicado em 25/07/2023 às 13:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Centro de Estudos Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Ieri/UFU), divulgou o Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberlândia do primeiro semestre de 2023, que registra queda nas exportações em relação ao ano passado.

O boletim busca trazer semestralmente os dados do comércio internacional na Região Intermediária (RGInt) de Uberlândia, sendo que a nova edição abrange os meses de janeiro a junho deste ano. A área analisada é composta por três regiões imediatas (Uberlândia, Ituiutaba e Monte Carmelo) e totaliza 24 cidades - confira, abaixo.

Fonte: Elaboração Cepes/IERI/UFU, a partir de IBGE.

Dentre estes municípios abrangidos pela RGInt, Uberlândia e Araguari foram os que mais exportaram; no entanto, ambos tiveram menos impacto no valor total das exportações: Uberlândia registrou impacto de -10,53 pontos percentuais (p.p.) e Araguari -9,12 p.p.. Indianópolis, por outro lado, se destacou: impacto de 13,18 p.p..

Como citado no próprio boletim, a expectativa era de que no início do ano de 2023 a economia mundial apresentasse melhoras. Entretanto, os resultados mostram o contrário. O estudo indica que as exportações em 2023 foram de US$ 1,47 bilhão - 4,97% inferiores às do mesmo período em 2022. Mesmo assim, as quantidades exportadas (2,05 milhões de toneladas) foram 9,75% superiores às do primeiro semestre do ano passado.

Fonte: Brasil. Secex/MDIC. Elaboração: Cepes/IERI/UFU

O levantamento também analisou as exportações de produtos, sendo que a soja liderou em termos de valor exportado: US$ 657,76 milhões. Porém, tanto soja quanto a carne bovina congelada marcaram declínio no impacto: respectivamente, -9,52 p.p. e -6,97 p.p..

Fonte: Brasil. Secex/MDIC. Elaboração: Cepes/IERI/UFU. (Notas: Tx. Var. – Taxa de variação em relação ao produto; Impacto – Taxa de variação em relação ao total exportado; p.p. – Ponto Percentual.

As importações também registraram declínio de 19,94% em relação ao mesmo período analisado em 2022. Já o volume importado alcançou a marca das 346,64 mil toneladas, o que expõe um aumento de 3,53%, se comparado ao ano passado.

O boletim é assinado pelo doutor em Economia e economista/pesquisador do Cepes-IERI/UFU Henrique Ferreira de Souza. Para conferir outros trabalhos publicados pela equipe, acesse: http://www.ieri.ufu.br/cepes/pesquisa/publicacoes.

Palavras-chave: Cepes; IERI; Boletim; Comércio