Pular para o conteúdo principal
Cultura

Cinema da UFU exibe primeira sessão

Filme 'Big Bang', de Carlos Segundo (2022), foi o escolhido para a inauguração do espaço, ocorrida na última quarta-feira (18/12)

Publicado em 19/12/2024 às 17:19 - Atualizado em 30/12/2024 às 08:39

Cinema está localizado no antigo auditório da Biblioteca Central do Campus Santa Mônica e tem capacidade para 80 espectadores. (Fotos: Milton Santos)

 

Os amantes das artes têm mais um motivo para celebrar. Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inaugurou o Cinema da UFU. Localizado no antigo auditório da Biblioteca Central do Campus Santa Mônica e com capacidade para 80 espectadores, o local exibiu, em sua primeira sessão, o filme o Big Bang”, de Carlos Segundo (2022).

Formaram a mesa diretora e foram os responsáveis pelo descerramento da placa inaugural: o reitor Valder Steffen Junior; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Alexandre Molina; a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari; a diretora do Sistema de Bibliotecas, Maira Nani França Moura Goulart; o professor do Instituto de Química e pró-reitor de Extensão e Cultura de janeiro de 2017 a julho de 2024, Hélder Eterno da Silveira; a profissional de audiovisual Iara Helena Magalhães, e Gilberto Neves, assessor da deputada federal Dandara Tonantzin.

 

Momento do descerramento da placa de inauguração do Cinema da UFU
Momento do descerramento da placa de inauguração do Cinema da UFU

 

“Nós não estamos apenas inaugurando um espaço físico. Estamos, na verdade, desbravando territórios, construindo trincheiras culturais e afirmando a força de um povo que luta pela autonomia de sua expressão. A história do cinema brasileiro é uma história de resistência, em que cada sala que se abre, cada filme que se projeta, cada ideia que se transforma em imagem é um grito que ecoa contra o silêncio. Aqui, nesta universidade, o cinema não pode ser apenas entretenimento, ele deve ser uma arma, um ato político”, afirmou a diretora do Sistema de Bibliotecas, em seu discurso.

A inauguração do Cinema traz o 1° Festival de Cine(Curtas) UFU, com curta-metragens feitos por artistas independentes, abordando diversas temáticas. A exibição acontece a partir das 19h30 e os ingressos são retirados gratuitamente pela plataforma Sympla. O evento tem audiodescrição e foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.

 

19/12 (quinta-feira)

 

  • "INVISIBILI" (Túlio de Melo);
  • "Memórias de Cinema" (Alek Lean);
  • "Com Amor, Andrade" (Lara dos Santos Pires);
  • "Miragens" (Ana Victoria Advincola Roriz);
  • "Faces de uma Greve" (Anny Caroline Costa de Freitas);
  • "A Cachoeira dos Pássaros" (Thiago Rodrigues de Almeida);
  • "O Menino o Avô e os Bichos" (Thiago Henrique Fernandes Coelho).

 

20/12 (sexta-feira)

 

  • "A Arquitetura de Duda" (Nicholly Natielly Santos Costa);
  • Entre Linhas Vaine" (Lucas Orsine Soares);
  • "Vestido Branco com Linhas Vermelhas" (Wen D Jonhson);
  • "Frankenstein" (Ronan Carlos de Freitas Vaz Rodrigues);
  • "Tarde com Modz" (Gustavo da silva);
  • "Moncarube" (Fábio Purper Machado);
  • "Teary Eyes" (Leandra da Silva Tavares).

 

Confira, abaixo, uma galeria com registros da solenidade de inauguração do Cinema  da UFU.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

 

>>> Leia também:

 

Palavras-chave: cinema Biblioteca central inauguração dicult extensão cultura PROEXC UFU

A11y