Jubileu da Ouro

Medalha Professor Genésio de Melo Pereira marca 50 anos das Engenharias Mecânica e Química da UFU

Solenidade aconteceu na sala dos Conselhos na última sexta-feira, 25 de outubro

Publicado em 25/10/2019 às 21:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, na sala dos Conselhos Superiores, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Sessão Solene dos Conselhos das Faculdades de Engenharia Mecânica (Femec) e Engenharia Química (Fequi), em comemoração aos 50 anos de formatura da primeira turma das engenharias, em 1969, na então Escola de Engenharia de Uberlândia (EEU). Com a presença do reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior, ex-reitores, professores e técnicos administrativos – ativos e aposentados –, alunos e ex-alunos, e familiares, a sessão conjunta foi marcada pela entrega aos “formandos de 1969”, da Medalha Professor Genésio de Melo Pereira. Professor Genésio, patrono das Engenharias da UFU, foi fundador, primeiro diretor e doador do terreno para a construção da antiga Escola de Engenharia de Uberlândia, hoje Campus Santa Monica, foi representado na solenidade, por seu filho, o engenheiro mecânico também formado pela Femec/UFU, Ronan de Freitas Pereira. Segundo o reitor da UFU, professor Valder Steffen Júnior, “esta homenagem representa um momento muito significativo. Aqueles estudantes chegaram aqui em 1965 para iniciar seu curso de engenharia em uma instituição sem a infraestrutura necessária, com muitos desafios e limitações, com poucos professores e com remuneração inadequada para esses poucos professores. Então, é um momento de muita alegria verificar que a Universidade, ao longo desses 50 anos, cresceu muito e, apesar de todas as dificuldades, esses profissionais pioneiros foram muito bem-sucedidos ao longo da carreira e de suas vidas”, disse Steffen Júnior.

Os frutos

Atualmente, com conceito Capes 6, a Faculdade de Engenharia Química abriga os cursos de graduação em Engenharia Química, no Campus Santa Mônica, e Engenharia de Alimentos, no Campus Patos de Minas – e seus respectivos programas de Pós-Graduação – e, por sua vez, a Faculdade de Engenharia Mecânica, conceito Capes 7, oferece os cursos de graduação em Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica e o programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, sendo ambas, Femec e Fequi, referências nacionais nas respectivas áreas. Para a diretora da Femec, professora Elaine Gomes Assis, este é um momento de vários significados e “o primeiro deles é a importância desses pioneiros estarem completando 50 anos de formados e terem contribuído com o desenvolvimento local, regional e nacional. Em especial, os 4 formandos de 1969, que retornaram para a casa e contribuíram com a história da Faculdade de Engenharia Mecânica, que foram os professores Ângelo Accetti Júnior, Henner Alberto Gomide, Reny Simão e Ricardo Arantes Parreira [in memoriam]”, disse a diretora. Para a Faculdade de Engenharia Química, segundo seu diretor, professor Ricardo Amâncio Malagoni, “visualizar que saímos de um momento em que não tínhamos nem sala de aula e laboratórios e hoje nós somos a Universidade Federal de Uberlândia, mostra o quanto nós conseguimos fazer nesses 50 anos”, celebra Malagoni.

O início

Com o período de inscrições de 15/03/1964 a 04/04/1964, o primeiro vestibular para os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Química aconteceu no dia 15 de abril de 1964, e 60 candidatos foram classificados.  Após autorização de funcionamento pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em dezembro de 1964, a abertura oficial das atividades acadêmicas aconteceu dia 3 de abril de 1965, no salão nobre do Uberlândia Clube, com a aula inaugural proferida pelo então Ministro da Educação e Cultura, professor Raymundo Moniz de Aragão.  A primeira aula curricular aconteceu na dependência do antigo Colégio Brasil Central, na segunda-feira, 5 de abril de 1965, ministrada pelo professor Celso Corrêa dos Santos. Um mês após a aula inaugural, as atividades acadêmicas foram transferidas para o seu local definitivo, o atual Campus Santa Mônica. Na formatura da primeira turma foram diplomados 24 engenheiros mecânicos e 4 engenheiros químicos, com colação de grau, em sessão solene, realizada também no salão nobre do Uberlândia Clube, em 27 de dezembro de 1969.

Palavras-chave: Engenharia Mecânica Engenharia Química 50 anos UFU