Primeiro Fórum de Cultura da UFU acontece no Campus Santa Mônica

Representantes de todos os campi e das prefeituras municipais onde a UFU possui unidades, participam do evento

Publicado em 25/11/2019 às 15:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Acontece nesta segunda-feira, 25 de novembro, na sala dos Conselhos Superiores da reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Santa Mônica, o primeiro Fórum de Cultura da UFU, instituído pela Política de Cultura da Universidade. Realizado pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFU, com a presença de representantes das Comissões de Cultura de todos os campi da UFU e dos órgãos de gestão da cultura das cidades onde a universidade possui sede, o Fórum tem o propósito de contribuir com a gestão cultural na UFU, sugerir ações e projetos, bem como acompanhar e avaliar as iniciativas culturais realizadas e a formulação do Plano de Cultura da UFU. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Hélder Silveira, embora tenha definido claramente as dimensões da Extensão e da Cultura na Universidade, a Proex compreende que, além dos projetos integrados de ambas as áreas, existem especificidades da Cultura e que esta deve ser respeitada não como sinônimo das artes, mas como um grande guarda-chuvas que abriga também o campo artístico. “Nós estamos não só definindo e construindo um caminho específico para aquilo que nós compreendemos como cultura dentro da Universidade, com a valorização dos seus atores, a valorização das práticas, saberes e da diversidade das pessoas que estão aqui dentro, mas também tratando da valorização dos patrimônios material e imaterial que constituem a Universidade Federal de Uberlândia, que são os seus sujeitos, os seus atores, as pessoas que constroem esta instituição, de uma forma geral ”, disse o pró-reitor.

Para a representante da Secretaria de Cultura Prefeitura Municipal de Uberlândia, Aryadne Amâncio é este o caminho para a construção de uma agenda cultural conjunta, em rede, no município. “O trabalho de um Fórum de Cultura dentro da UFU não pode ser feito de forma individualizada, até mesmo porque nossas práticas culturais são diversas, são coletivas e estão em todos os espaços. O Fórum é uma forma da gente ajudar e auxiliar na construção da cultura na nossa cidade e poder verificar quais são as demandas que o setor precisa”, disse a representante da Secretaria Municipal.

Segundo o diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina, a estruturação da Cultura na Universidade de seu deu a partir da resolução 13/2013 do Conselho Universitário, que atualizou a resolução 30/2010, do mesmo conselho, que, segundo explica o diretor, foi a primeira a apontar uma política de cultura para a Universidade. “Tivemos dois avanços específicos e o primeiro deles foi a garantia da criação de Comissões de Cultura em todos os campi da UFU que, até então, existiam apenas nos campi avançados. Essas funcionam como a nossa percepção local e isso vai nos ajudar a identificar as principais características e, ao mesmo tempo, as principais demandas dos diversos campi da UFU no que refere à cultura”, explica Molina. Ainda de acordo com o diretor, o segundo avanço foi que a nova política de cultura da UFU institucionalizou o Fórum de Cultura da Universidade que, segundo Molina, é a instância de escuta ampliada de toda a comunidade universitária e da comunidade externa à UFU. “É uma forma de avaliarmos como a Universidade tem conduzido seu processo de gestão em cultura, o que vai nos ajudar a definir as prioridades e monitorar os investimentos no campo da cultura na UFU”, finalizou Molina

Proexc nos campi fora de sede

Patos de Minas

Coordenadora: Nubia Aparecida Gonçalves Soares de Freitas