Eseba em casa

Escola apresenta diversas sugestões de atividades para estudantes, neste período de isolamento social

Publicado em 14/05/2020 às 12:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Os pais dos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) estão sendo convidados para, neste período de quarentena, partilhar atividades que envolvam a elaboração de um Diário de Ideias, contação de histórias e até mesmo jogos interativos. A proposta é apresentada, semanalmente, no site do colégio, com novas sugestões que envolvem, ainda, leituras, filmes, brincadeiras e atividades corporais.

Todo o material é elaborado pela equipe da Eseba. De acordo com Daniel Santos Costa, seu atual diretor, “são materiais selecionados pelos assessores pedagógicos, na perspectiva de que sejam uma oportunidade de reflexão conjunta entre os membros familiares, independentemente da idade”.  Ele explica, também, que “essas sugestões e orientações não têm por finalidade substituir aulas presenciais ou servir como reposição, mas sim auxiliar os familiares e os estudantes em possibilidades de atividades a serem realizadas neste momento”.

A perspectiva da direção da Eseba é no sentido de que o calendário presencial seja reorganizado, tão logo seja possível, para as aulas presenciais. “Entendemos que oferecer atividades de outra forma que não presencial, além de excludente, não proporcionará nenhuma vantagem ou ganho neste momento que é tão difícil para todos nós”, reforça Costa.

As sugestões já foram apresentadas em seis edições, com disponibilização de atividades novas sempre às terças-feiras. Propostas estas, que abrangem desde a Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental. “A ideia é apresentar as atividades e estimular que nossos estudantes dediquem um tempo às mesmas, especialmente com a participação dos pais, quando a atividade assim o permitir, com foco em ler e brincar juntos”, conclui o diretor.