'A falta que a cidade faz' é tema de pesquisa na UFU

Servidores, estudantes e comunidade externa podem participar; prazo para responder questionário está aberto até 10/09

Publicado em 14/08/2020 às 16:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Questionário está dividido em três categorias: Perfil social; Mudanças de hábito na habitação e Mudanças de hábito no espaço urbano. (Arte: Divulgação)

Mapear de quais ambientes as pessoas mais estão sentindo saudade em tempos de pandemia. Este é o objetivo da pesquisa "A falta que a cidade faz: análise de quais espaços urbanos sentimos falta durante a quarentena", realizada pelo Grupo de Estudos da Forma Urbana e da Paisagem Contemporânea, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (Faued/UFU), dentro da linha de pesquisa de Cidades Saudáveis.

O estudo acontece ao passo que o uso e apropriação dos espaços urbanos vem se alterando por conta da pandemia. A intenção é compreender como professores, técnicos e alunos estão se relacionando com os diferentes ambientes.

Glauco de Paula Cocozza, professor na Faued e responsável pela pesquisa, explica que a escolha da comunidade acadêmica da UFU é por estar reconhecidamente trabalhando e estudando em casa e por ser uma parcela representativa da população. A partir da pesquisa serão definidas quais áreas de Uberlândia têm maior possibilidade de favorecer a saúde da população durante o período de distanciamento social.

São esperadas, ao menos, 380 respostas para o questionário, que ficará disponível até dia 10/09.  Os interessados, inclusive da comunidade externa, podem preencher o questionário. via FORMULÁRIO ON-LINE.

Cidades Saudáveis

O campo de estudo das Cidades Saudáveis analisa quais locais possibilitam mais saúde física e mental para sua população. Para Cocozza, o grau de qualidade de um espaço está ligado muitas vezes à intensidade de uso desse espaço. “É preciso mudar diferentes aspectos da cidade, diminuir a segregação, facilitar o acesso a diferentes locais que permitam uma vida mais saudável, com melhor distribuição de áreas verdes pela cidade, facilidade ao emprego e moradia”, comenta.

Palavras-chave: Cidades Saudáveis Espaços Urbanos Saúde da População FAUeD UFUContraOCorona