Edição on-line da mostra ‘Paralela’ começa nesta segunda-feira

Evento será transmitido, via YouTube, entre os dias 16 e 22 de novembro

Publicado em 16/11/2020 às 12:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

A partir da noite desta segunda-feira (16/11), a mostra "Paralela” apresenta uma série de trabalhos artísticos selecionados por sua curadoria para a edição de 2020. Artistas de Pernambuco, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e outros estados nacionais expõem seus trabalhos no CANAL DO EVENTO NO YOUTUBE. Realizada desde 2015, é a primeira vez que a plataforma de arte ocorre de forma totalmente remota e on-line. O evento é gratuito e não há a necessidade de inscrição prévia.

Diante da pandemia da Covid-19, a “Paralela” precisou ser repensada perante a sua proposta original, para que se adequasse à política de isolamento social. O contexto atual da doença e as suas consequências na sociedade serviram, também, como mote para a concepção artística da desta sexta edição. O tema “Dança - Ciberespaço - Motim” foi o catalisador para a curadoria dos trabalhos, que tem como foco o ambiente virtual e as conexões remotas como experimentações de potencialidades, mostrando-se criativas, desobedientes e transgressoras.

A edição deste ano também apresenta uma nova perspectiva de sua organização: a exibição em processo de uma série audiovisual documental, com três episódios, intitulada “Deixa eu te contar”, com personagens de Uberlândia (MG) que rememoram as suas lembranças de performances de diferentes autorias que marcaram as suas vidas e o espaço cultural da cidade. Alexandre Roiz, Fernanda Bevilaqua e Jeremias Brasileiro são os protagonistas de cada episódio, que foram filmados inteiramente durante o período da pandemia. A série se baseia na coreografia “Biblioteca de Dança”, criada pelos artistas Neto Machado (BA) e Jorge Alencar (BA), que já estiveram em edições anteriores do evento.

“Atualmente, apresentações presenciais e trabalhos cênicos não são possíveis de serem realizados, em vista da pandemia da Covid-19, mas relembrar e reativar obras — por meio de importantes pessoas para o cenário cultural de Uberlândia e região — é uma forma de torná-las vivas”, diz o artista e professor Alexandre Molina, do Instituto de Artes (Iarte) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que é um dos idealizadores da “Paralela”. Cada episódio possui, em média, 15 minutos de duração e é um convite a resgatar memórias acerca da cidade e da cultura.

Os trabalhos serão transmitidos ao vivo e estarão disponíveis apenas no momento da exibição; portanto, não continuarão on-line depois de suas apresentações. “Por isso, é importante que o público acompanhe os canais de comunicação da mostra para conhecer a programação. Já as oficinas, que ocorrem apenas para as pessoas inscritas previamente, serão transmitidas por plataformas de videoconferência”, informa Molina – clique na imagem abaixo para acessar o release com mais informações.

Histórico

Este projeto teve início há cinco anos, por iniciativa do grupo de pesquisa Spirax - coordenado por Alexandre Molina. Desde então, a mostra cresceu e se tornou um evento tradicional. Se no começo o principal objetivo era compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular “Práticas em Dança II: performances do corpo”, do curso de Dança da UFU, atualmente são promovidos encontros anuais que estabeleceram a mostra como plataforma de intercâmbios em arte, conectando pessoas e lugares por meio da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos.

As ações previstas nesta plataforma borram fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade de modo integrado. Para a edição de 2020, a "Paralela" está contando, também, com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Uberlândia. Acompanhe tudo sobre o evento em suas páginas no  INSTAGRAM e no FACEBOOK.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.