MEC divulga resultados do Conceito Preliminar de Curso 2019

Oferecido pela UFU no Campus Monte Carmelo, curso de Engenharia Florestal manteve o conceito máximo obtido no Enade 2019

Publicado em 15/12/2020 às 09:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Existem quatro indicadores de qualidade da educação superior no Brasil, sendo que a divulgação do CPC ocorre no ano seguinte à realização do Enade. (Arte: Inep/Divulgação)

A divulgação do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2019 ocorreu no último dia 09 de dezembro, em entrevista coletiva concedida por representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice CPC é um dos indicadores de qualidade da educação superior e tem relação direta com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O cálculo é feito por meio do desempenho dos estudantes, do processo formativo e das condições de oferta, como o corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Foram 1.215 instituições de educação superior avaliadas no CPC e, dos 8.188 cursos, 91,6% ficaram entre as faixas 3 e 5 do indicador. No Enade 2019, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) teve 17 cursos com conceito 4 ou 5, sendo obtida nota máxima pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Florestal (Monte Carmelo) e Nutrição. O destaque ficou para o curso de Engenharia Florestal, que manteve o conceito máximo também no CPC 2019.

Cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes no Enade não têm seu CPC calculado, ficando sem conceito. (Arte: Inep/Divulgação)

Coordenador do curso de Engenharia Florestal, vinculado ao Instituto de Ciências Agrárias (Iciag/UFU), André Luiz Firmino, afirma que o Enade 2019 "foi a primeira avaliação dos egressos do curso, que ainda se encontra em fase inicial de composição de estrutura". E prossegue: “Precisamos urgentemente do cumprimento da pactuação com o MEC e com a UFU como forma de incentivo para alavancarmos o nosso esforço; caso contrário, estaremos fadados à estagnação e ao declínio.”

Para Firmino, o conceito máximo nos indicadores educacionais é motivo de comemoração, mas somente será mantido se houver estruturas física e de pessoal adequadas para o pleno funcionamento do curso. Ele reforça que os servidores de Monte Carmelo estão empenhados para tornar o campus um polo de atração científico-tecnológico. “O curso está localizado em uma região estratégica, com grandes indústrias florestais e muitos produtores de culturas florestais diversas. Se nos for fornecida uma estrutura razoável, sem dúvidas o curso de Engenharia Florestal da UFU, num futuro não tão distante, se tornará referência no Brasil”, analisa.

São agregadas quatro dimensões da qualidade da educação na composição da nota do CPC. (Arte: Inep/Divulgação)

Segundo apresentação elaborada pelo Inep para divulgação à imprensa, que pode ser acessada AQUI, o índice é importante para os processos de supervisão e regulação da educação superior e na construção de matriz de distribuição orçamentária para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além do planejamento de programas e políticas públicas do governo federal, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Dos 3.619 cursos ministrados em universidades, 96% alcançaram desempenho de 3 a 5. A UFU teve os cursos de Engenharia Mecânica, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina e Educação Física - todos oferecidos na cidade de Uberlândia - com conceito 3 e os seguintes cursos avaliados com a nota 4: Agronomia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Zootecnia (de Uberlândia); Engenharia de Produção (de Ituiutaba); Agronomia (de Monte Carmelo); Engenharia de Alimentos e Engenharia Elétrica (de Patos de Minas).