Internacionalização

Ranking global aponta UFU entre as melhores instituições de ensino superior do mundo

Universidade Federal de Uberlândia é classificada na edição de 2021 do 'QS World University Rankings by Subject'

Publicado em 04/03/2021 às 15:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi considerada uma das melhores universidades do mundo, de acordo com a última edição do ranking das instituições de ensino mais consultadas internacionalmente - QS World University Rankings by Subject - divulgada pelos analistas globais de ensino superior da instituição, nesta quarta-feira, 3 de março. A edição de 2021 do ranking da QS lista as melhores universidades do mundo para se estudar em 51 diferentes áreas do conhecimento. “O melhor desempenho da UFU foi na área de 'Agriculture & Forestry' [Agricultura e Silvicultura], na qual aparece entre as 351-400 mais bem ranqueadas. Isso é resultado de um trabalho intenso das unidades acadêmicas envolvidas e da Comissão de Rankings da nossa universidade”, comemora o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, Waldenor Barros Moraes Filho.

Como requisito geral para qualificação em uma das áreas do ranking, explica Moraes Filho, é necessário que a instituição ofereça cursos ou especializações em determinadas temáticas e que atenda à exigência mínima no número de artigos publicados nessas áreas. “Nesse sentido, a área de Agriculture & Forestry considera programas de graduação e pós-graduação que incluem temáticas como Agricultura, Botânica, Nutrição, Zootecnia e Ciências Vegetais”, explica.

Na UFU, esses cursos concentram-se no Instituto de Biologia (Inbio) e no Instituto de Ciências Agrárias (Iciag), que somam cinco cursos de graduação e seis de pós-graduação.

Dentre os 251 programas classificados das 32 instituições participantes desta edição do ranking, o Brasil é o 14º país mais representado no mundo. Considerando os programas top 100, somos a 22ª nação mais forte em Ensino Superior, de acordo com o ranking.

QS World University Rankings by Subject

Os rankings compilados pela QS fornecem uma análise comparativa independente sobre o desempenho de 14.435 programas universitários individuais, em 1.452 universidades, em 86 países, considerando 51 disciplinas acadêmicas e cinco amplas áreas do conhecimento.

O QS World University Rankings by Subject utiliza quatro métricas para gerar o seu resultado. As duas primeiras baseiam-se nas pesquisas globais da QS com acadêmicos e empregadores e servem para avaliar a reputação internacional das instituições em cada assunto.

Os dois últimos indicadores avaliam o impacto da pesquisa com base em citações, de modo que são utilizados o banco de dados do Scopus e o indicador H-index, que considera os artigos mais citados e o número de citações recebidas em outras publicações. “As avaliações são bastante variáveis e dependem das diferentes áreas de estudo para compreender as culturas de publicação em cada área”, finaliza Waldenor Barros Morais Filho.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Diarco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: DRII internacionalização ranking QS World University Rankings by subject INBIO ICIAG UFU