Professor da Computação desenvolve jogo gratuito sobre mil filmes

O portal Comunica UFU trouxe uma sugestão para você comemorar o Dia do Orgulho Nerd, nesta terça-feira (25/5)

Publicado em 24/05/2021 às 08:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado em 25 de maio, mundialmente, em homenagem à estreia do primeiro filme da trilogia Star Wars (Arte: Viviane Aiko)

O professor André Backes, da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), lançou o aplicativo “Movie Frame”, em 15 de abril. Disponível para Android, o jogo desafia o usuário a reconhecer qual o nome do filme que está na imagem.

Naves espaciais em uma galáxia muito, muito distante. Guardiões da paz e justiça (Jedis) lutando com sabres de luz, um poderoso vilão que está no lado sombrio da força e uma tropa vestida com uma armadura branca. Reconheceu esse cenário? A obra Star Wars faz parte dos mil filmes que estão disponíveis no quiz desenvolvido por Backes.

A ideia surgiu a partir de experiências pessoais do professor. “Minha inspiração foram lembranças das conversas sobre computação, HQs, filmes, entre outros assuntos geeks (pessoas interessadas em cinema e tecnologias) nos fóruns da internet, em 2005. Em um deles, alguém teve a ideia de postar uma imagem de uma cena de um filme para que os outros membros tentassem adivinhar o nome da produção”, conta.

Para começar a jogar, o usuário deve escolher a dificuldade e clicar no “play” (Imagem: André Backes)

Desenvolvimento

Backes revela que a criação do aplicativo é uma motivação para se manter informado de novas tecnologias. “Aprendi a manusear melhor o Flutter, um kit de desenvolvimento para sistema operacional Android, mantido pela empresa Google”.

“O desenvolvimento possui várias etapas, mas penso que o primeiro passo é definir a interface do jogo, como ele será jogado, e de que forma deixar essa experiência o mais agradável para o usuário”, explica Backes.

Após definir a aparência, ou seja, o esquema de cores e as telas do aplicativo, por exemplo, é a fase de programação. “Nessa etapa, definimos como carregar, de forma aleatória, as imagens dos filmes, como um botão deve se comportar quando o usuário clicar nele, e assim por diante em todos os mecanismos”.

Movie Frame

“Espero que os jogadores possam passar bons momentos, lembrando-se de alguns filmes que marcaram suas vidas”. Com esse objetivo, o jogo gratuito desenvolvido por Backes desafia o usuário a acertar qual o nome do filme que está na imagem.

As dificuldades fácil, médio e difícil guiam o nível do quiz. Quanto mais famosa a obra é, a tendência é ser mais identificada pelas pessoas. “Há filmes pouco conhecidos, que talvez somente um verdadeiro cinéfilo conheça”, opina.

No nível fácil, podem ser encontradas as produções cinematográficas: Indiana Jones e a Última Cruzada, Doutor Estranho e Batman Begins, por exemplo. A dificuldade média pode apresentar títulos como O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, 1917 e Os Jogos Vorazes. E o último nível pode desafiar o jogador a reconhecer cenas dos filmes A Lenda de Tarzan, Anjos da Noite e Piratas do Caribe.

Quando o usuário responde à questão adequadamente, o aplicativo emite um som conhecido por ser de sucesso. Do contrário, ele ouve um barulho que representa o fracasso. Além disso, o jogo mostra quantas vezes o usuário acertou e qual o recorde de cliques corretos.

Backes afirma que a maioria dos filmes escolhidos para o jogo faz parte da cultura pop. Por isso, aposta que os usuários reconheçam a imagem de boa parte deles: “acredito que todos, em algum momento de sua vida, já assistiram às cenas icônicas inseridas”. Ele espera que os jogadores se sintam nostálgicos: “desejo que as pessoas possam passar bons momentos relembrando de alguns filmes que marcaram suas vidas”, conclui.

Palavras-chave: Ciência cinema Programação Nerd Geek aplicativo jogo