Ministério do Meio Ambiente concede o Selo A3P novamente à UFU

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Uberlândia recebeu o Selo da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)

Publicado em 17/06/2021 às 11:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Floração dos ipês é uma atração à parte no Campus Santa Mônica. (Foto: Milton Santos)

A Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), cuja finalidade é estimular os órgãos públicos e autarquias do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Selo A3P é emitido anualmente para as instituições com termo de adesão, que disponibilizam informações e dados, por meio do Relatório de Monitoramento Socioambiental.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu pelo, segundo ano consecutivo após a implantação do programa, o Selo A3P. O processo de coleta dessas informações na universidade fica sob a coordenação da Comissão Gestora da A3P, aprovada pela Portaria Nº 1156, de 05 de setembro de 2019, com a missão de promover ações mais eficientes em busca da sustentabilidade ambiental.

A Comissão Gestora da A3P na UFU é composta por servidores(as), nas categorias de técnicos administrativos e docentes, e também por representantes discentes de graduação e pós-graduação, que se reúnem periodicamente para análise e proposição de indicadores, além de discutirem formas para obtenção de dados de sustentabilidade e tratamento dos mesmos. Essas informações são utilizadas para alimentar as plataformas digitais do governo e os indicadores de sustentabilidade para promover o uso racional de recursos e a qualidade de vida na universidade.

Docente dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e pós-graduação em Qualidade Ambiental, Samara Carbone é integrante da comissão e explica que, ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, a UFU promove o consumo consciente e protege os recursos naturais. “Além disso, as informações reunidas pela A3P podem ser úteis para outras comissões correlatas, como a Comissão Institucional de Gestão e Educação Ambiental (Cigea) e seus respectivos grupos técnicos de trabalho (GTT's)”, acrescenta.

Histórico

Os diálogos sobre a adesão à A3P se iniciaram no ano de 2014, porém o termo foi formalizado no ano de 2019, sendo um dos compromissos da UFU com o MMA a criação de uma comissão específica para discutir os assuntos deste tema, ou seja, que fosse responsável pela gestão da agenda. Na avaliação de Anaísa Filmiano Andrade Lopes, graduada em Gestão em Saúde Ambiental, doutoranda em Ciências da Saúde e membro da comissão A3P, conseguir o selo mostra o compromisso da instituição com a adesão aos propósitos da agenda ambiental da administração pública para tomadas de decisões adequadas em prol da sustentabilidade. "Para os alunos, a adesão à A3P e a obtenção do selo representam uma notoriedade, gerando oportunidades para pesquisas, trabalhos acadêmicos e propostas de educação ambiental", comenta a discente.

A A3P é estruturada em seis eixos temáticos, que contribuem com a instrumentalização da política ambiental da UFU. Para Eunir Augusto Reis Gonzaga, técnico administrativo na Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu) que coordena as atividades da Comissão Gestora da A3P, os dados enviados para o Sistema de Responsabilidade Socioambiental (ResSoA) - que foi disponibilizado para a universidade após o termo de adesão com o Ministério do Meio Ambiente - são fundamentais para o planejamento, por se tratarem de um diagnóstico bem completo sobre o uso de recursos na instituição. "É também um conteúdo muito rico para atividades de ensino, pesquisa e extensão, no que diz respeito à sustentabilidade e, principalmente, ao impacto no meio ambiente promovido pelas ações desenvolvidas na instituição", finaliza o coordenador.

Importante ressaltar que todos os dados utilizados nos relatórios que foram enviados pela UFU para a obtenção do Selo A3P estão compilados em uma base de dados sobre sustentabilidade, desenvolvida pela equipe da Dirsu e com acesso ao público a partir do endereço eletrônico: http://www.sustentavel.ufu.br/node/435.