Ciência

Podcast ‘Sensibilidades Antropológicas’ relata experiências vividas no Médio Jequitinhonha

Antropóloga da UFU conta histórias e aprendizados durante trabalho de campo

Publicado em 19/06/2021 às 14:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Martins ficou admirada com as paisagens do Vale do Jequitinhonha, uma região de Minas Gerais Fonte: Valéria Martins

Um podcast que conta memórias de relações com pessoas e mundos diversos, unido a saberes do campo da antropologia. O “Sensibilidades Antropológicas” é um projeto cheio de lembranças vividas em um trabalho de campo pela professora Valéria Martins, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU).

Os episódios, chamados de suspiros sonoros por Martins,  são lançados a cada mês: “Eu vou falar sobre histórias e aprendizados. Espero que faça sentido e possa ajudar pessoas interessadas na área de antropologia”.

A professora chegou ao Vale do Jequitinhonha, em 2002, para trabalhar em uma Organização Não Governamental (ONG) internacional, ao passar por comunidades rurais e pequenos municípios, participando das tradições locais, como bonecas de sabugo de milho, peões, danças e festas.

Essa experiência foi destaque de seu ensaio etnográfico (uma pesquisa que descreve culturas), apresentado durante sua passagem pelo mestrado em Antropologia na Universidade de Brasília. Hoje, com o objetivo de registrar as memórias e contar aos ouvintes do podcast, a pesquisadora, com um tom de despedida, revela: “Eu fiquei emocionada por sentir que tinha encontrado um certo lugar pra mim no mundo”.

Martins não só observou os costumes do Vale, mas também participou das tradições. “Percebi que o fazer antropológico acontece através da percepção, não só racionais ou reflexivos e dos olhares, mas do ouvir, sentir, e, no meu caso, também do cantar e dançar junto”, conta.

Mapa desenhado por dona Antonia Gomes, uma das interlocutoras da pesquisa, com indicação de córregos (Machado, Canabrava), rios (Setubal, Tamanduá, Araçuaí), lagoa (da Chamixuga), vilarejos (Bosque, Machado) e municípios(Araçuaí, Jenipapo) Fonte: Antonia Gomes

Interlocutores

As pessoas com que Martins interagiu, chamadas de interlocutores, conquistaram certo afeto da professora, que chegava em Araçuaí pela busca de um lugar onde não conhecesse a cultura, após o contato por telefone com a Dona Nair, uma integrante da Associação Comunitária local.

O senhor Eurico a recepcionou em sua casa, em 2008.  Ele contou sobre duas tradições locais: a festa que os moradores fazem para o Bom Jesus, o padroeiro local; e o encontro “Nove”, que reúne pessoas de todas as idades para danças coletivas.

O segundo episódio do podcast termina com uma história sem desfecho, o que aguça a curiosidade do ouvinte para o terceiro episódio, no qual há uma despedida.

O Manoel Maceda, cantador nos brinquedos de viola e contador de histórias, faleceu em 2019. A professora, que o visitou nesse mesmo ano, lamenta a perda e lembra que ele foi um grande professor da vida:

“Eu nunca me esqueço do que o senhor me contou sobre os pássaros, o que eles conversam e as falas que entremeiam entre si. Ele me ensinou como lidar com a terra e a necessidade de alimentá-la assim como ela nos alimenta. E temos que nos guiar por duas palavras: fé e esperança”.

Ao longo dos episódios, Martins fala sobre as relações entre os habitantes de Araçuaí Fonte: Valéria Martins

O podcast

Martins não sabe se vai produzir uma segunda temporada do podcast:  “quem quiser me acompanhar, vamos descobrir juntos e juntas”. A professora espera dialogar, por meio do podcast, com pessoas interessadas em etnografia, ao falar sobre suas vivências em um trabalho de campo:

“Vivi tantas experiências, histórias, mergulhei na terra, senti cheiro de alevante, cruzei caminhos sobre o dorso de um cavalo e moto, no banco de um carro, um ônibus, ou sobre meus pés. Ouvi, falei menos que ouvi, e cantei, mesmo que quisesse cantar mais alto, em um volume que o gravador que eu segurava nas mãos não me permitia”, relata.

O “Sensibilidades Antropológicas”, com a masterização do jornalista e radialista Leobaldo Prado, está ancorado no sítio Poéticas da Terra, que tem o objetivo de ministrar oficinas de antropologia. A produção também faz parte da rede Kere-kere, cujo objetivo é potencializar a divulgação dos podcasts sobre antropologia. Martins também produziu o podcast “Poéticas Sociais: experiências humanas em textos literários”, que traz temas de reflexões durante a pandemia.

Palavras-chave: podcast Ciências Sociais Sociologia antropologia pesquisa Ensaio Etnográfico Etnografia