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06/07/2021 - 18:52 - Atualizado em 12/07/2021 - 19:56
Curso de Dança da UFU celebra primeira década
Na primeira de uma série com três reportagens, conheça a história e as propostas deste importante centro de formação artística no interior do Brasil
Por: 
Hermom Dourado

Foto: Arquivo/Acervo do Curso de Bacharelado em Dança da UFU

Neste ano de 2021, o curso de Bacharelado em Dança está completando 10 anos de existência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esta iniciativa se destaca entre as Instituições de Ensino Superior brasileiras como a única com atuação exclusiva nessa modalidade profissional localizada no interior. Doutor em Artes Cênicas e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Alexandre Molina integra o corpo docente deste curso da UFU desde 2013 e realizou uma pesquisa sobre os egressos dele.

De acordo com o estudo, a criação deste bacharelado foi proposta, em 2007, pela então Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais (Fafcs), que, após desmembramento, deu origem ao Instituto de Artes (Iarte), unidade que hoje acolhe o curso de Dança. “A proposição de criação do curso se deu no âmbito do Plano de Expansão da Universidade Federal de Uberlândia (Pide) para o período de 2008 a 2012, com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) - cujo objetivo era ‘criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, para o aumento da qualidade dos cursos e pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.’ Na ocasião da elaboração daquela edição do Pide, a professora Margarete Arroyo tinha assento na comissão como representante da Fafcs. O plano foi aprovado pelo Conselho Universitário em 7 de dezembro de 2007”, informa Molina.

O processo de criação do Projeto Político Pedagógico (PPP) para o curso de Dança foi iniciado na Fafcs em 2010, com aprovação pelo Colegiado do Curso de Teatro em julho daquele ano. A proposta foi remetida ao conselho desta faculdade, o Confafcs, que aprovou o documento em 28 de outubro de 2010. Finalmente, em 21 de dezembro de 2010, o Projeto do Curso de Dança foi apreciado e aprovado no Conselho de Graduação (Congrad) – via Resolução nº 52/2010. “No dia 21 de fevereiro de 2011, o curso de Bacharelado em Dança da UFU inicia suas atividades pedagógicas, com o ingresso da primeira turma, mas vale ressaltar que, desde a aprovação do projeto pelo Colegiado do Curso de Teatro, os trabalhos de planejamento e organização já foram iniciados. O bloco 5U, no Campus Santa Mônica, acolhe este curso desde 23 de maio de 2012, mas inicialmente as aulas aconteciam na sede da Oficina Cultural, em parceria com a Prefeitura de Uberlândia”, relata o docente.

 

Conceitos

Em sintonia com pensamentos contemporâneos de arte, corpo, cultura e tradição, o curso de Dança da UFU, conforme destaca seu projeto pedagógico, tem atuado na capacitação profissional de artistas para o exercício da criação em dança, o desenvolvimento da sensibilidade artística e a promoção de pensamento reflexivo sobre as diversas dimensões que atravessam essa prática, proporcionando a seus estudantes desenvolver sua arte de modo muito particular. Ao reconhecer as práticas profissionais anteriores de seus discentes, o bacharelado procura complementar seu processo de formação, além de incentivar e possibilitar sua participação em grupos de pesquisas e em ações de extensão.

“Um dos objetivos do curso é o de valorizar a formação interdisciplinar e específica do artista da dança, por meio de uma equilibrada relação entre experiência prática e fundamentação teórica, considerando o trânsito criativo entre as diversas áreas de conhecimento. Assim, além de abordagens específicas em dança, há também a interlocução com outros campos de saber, tais como: música, filosofia, teatro, antropologia, estudos culturais, estudos de gênero, performance, entre outros”, aponta Molina.

A estrutura atual do bacharelado conta com nove docentes efetivos, dos quais seis são doutores e três, mestres. A coordenação pedagógica está a cargo do professor Vanilto Alves de Freitas e a coordenação de área é realizada pela professora Cláudia Góes Müller. Dando suporte aos trabalhos, há três técnicos administrativos: Alexis Ferreira da Silva (técnico de Laboratório/Arte e Tecnologia); Fátima Marina de Oliveira (secretária da Coordenação do Curso de Dança)  e Lúcio Silva Pereira (técnico de Laboratório/músico).

Registros do evento 'Sala Aberta', realizado em junho de 2019. (Fotos: Arquivo/Acervo do Curso de Bacharelado em Dança da UFU)

 

Mercado de trabalho

O texto de apresentação do curso na página oficial do Instituto de Artes (Iarte/UFU) destaca que o campo de atuação primordial como bacharel em Dança é “a criação, a produção e a pesquisa artística”. Portanto, este profissional está apto a atuar como: bailarino, coreógrafo, diretor de espetáculos, preparador corporal, produtor e executor de projetos artísticos e culturais, dentre outros. “Além disso, o egresso do curso é capacitado para concorrer em concursos públicos para o magistério superior, prosseguir com pesquisas em cursos de pós-graduação e atuar como educador em espaços não-formais de ensino”, complementa o professor.

Na avaliação de Molina, ao longo dessa primeira década de trabalho, o curso de Dança da UFU avançou na qualificação de seu corpo docente e técnico, ampliou o escopo de projetos de pesquisa e extensão, além de promover sua atuação junto a públicos de Minas Gerais e de outras unidades da federação, como São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. “Nesse sentido, olhar para essa história é uma importante oportunidade para revisar seus propósitos, reconhecer as possíveis fragilidades, sempre na perspectiva de oferecer uma formação profissional superior de qualidade, gratuita e socialmente referenciada”, pondera. E conclui: “Esse processo, ao mesmo tempo comemorativo e que revisita a própria história, tem ainda o desejo de prospectar o futuro do curso pelos próximos 10 anos. Assim, cumprimos, ainda, nossa missão de gestão educacional atenta às dinâmicas e processos próprios da dança, em nosso contexto de atuação.”

Professor Alexandre Molina (ao centro, de camiseta cinza): 'Um dos objetivos do curso é o de valorizar a formação interdisciplinar e específica do artista da dança'. (Foto: Alexis Silva)

 

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