Pular para o conteúdo principal
Ciência

Agência Intelecto comemora 15 anos à frente da inovação e proteção do conhecimento na UFU

Evento on-line no dia 25/08 terá painel de debate e mostra de tecnologias

Publicado em 11/08/2021 às 15:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

Selo comemorativo foi criado pelo publicitário João Ricardo Oliveira, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU)

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se prepara para celebrar os 15 anos da Agência Intelecto, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) e responsável pela implementação e manutenção da política de estímulo à inovação e à proteção ao conhecimento gerado na instituição. 

A agência ganhou um selo comemorativo, criado pelo publicitário João Ricardo Oliveira e pelo estagiário de design Eduardo Gomes, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). O evento de aniversário, com participação de gestores da universidade, de agências de fomento e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE/MG), além de mostra de tecnologias, terá transmissão aberta no dia 25/08, a partir das 9h, no Canal da UFU no Youtube. 

 

História

Inauguração da Agência Intelecto, no prédio da Reitoria, em 2008. Da esquerda para a direita, com os cargos que ocupavam à época: Valder Steffen Júnior (relator da Resolução que instituiu a Agência Intelecto), Sonia A. Goulart Oliveira (coordenadora da Agência Intelecto), José Antônio Galo (pró-reitor de Planejamento), Eduardo Nunes Guimarães (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação) e José Francisco Ribeiro (diretor de Pós-Graduação). (Foto: Arquivo da Agência Intelecto)

A certidão de nascimento é de 4 de agosto de 2006, quando o Conselho Universitário (Consun/UFU) aprovou a Resolução 08/2006, criando o Núcleo de Inovação Tecnológica, com a denominação "Agência Intelecto". Era um contexto nacional em que havia sido aprovada a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. A agência ganhou status de Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia, com a Resolução 02/2010, também do Consun. 

A primeira carta-patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) à UFU veio em 2012, para o sistema de acionamento de transportadores vibratórios por pastilhas piezelétricas, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica. Nos últimos anos, a UFU tem se mantido entre os 20 maiores depositantes de patentes no Brasil, com destaque para o crescimento dos registros de programas de computador. Outros números estão disponíveis na página do setor.

 

Gráfico: Agência Intelecto

 

A Agência Intelecto tem três divisões: a Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da qual faz parte o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem); a  Divisão de Convênios, Acordos e Contratos de Inovação; e a Divisão de Propriedade Intelectual.

O professor Thiago Paluma, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia desde 2017, afirma que a agência tem realizado a gestão da inovação no âmbito da UFU "com muito zelo" desde sua criação. "Esse zelo fica mais evidente quando analisamos que o número de tecnologias protegidas aumenta ano a ano, assim como os processos de interação da universidade com outras entidades externas, públicas e privadas, são aprimorados", diz o diretor.

 

Os servidores Manuela Botrel, Helton de Oliveira e Thiago Paluma representaram a Agência Intelecto no Cities Brasil em 2017 (Foto: Diélen Borges)

 

Docente da Faculdade de Direito, Paluma explica que, além da importância da dimensão material, pelo seu papel no dia a dia da universidade, a inovação tem importante respaldo constitucional. A Emenda Constitucional nº 85, de 2015, adicionou a palavra "inovação" a diversos trechos da Constituição Federal de 1988, destacando-se as previsões contidas nas competências concorrentes dos entes federados (Artigo 23) e como obrigação do Estado em sua promoção e incentivo (Artigo 218). "Assim, a inovação coloca-se como ponto central na construção e implementação da política de educação, ciências e tecnologia do país, sendo um elemento importante para propiciar o desenvolvimento sustentável do Estado em todas suas dimensões", afirma Paluma.

"Na atualidade, a inovação, alcançada a partir do desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente surgido nas universidades, tem um papel importante, como pode ser visto por toda a sociedade no combate à pandemia de covid-19, na criação e no desenvolvimento de vacinas, medicamentos, insumos, equipamentos, protocolos sanitários, dentre outros", finaliza o diretor.

 

Programação de aniversário

Transmissão do evento de 15 anos da Agência Intelecto acontecerá no Canal da UFU no Youtube (Arte: João Ricardo Oliveira)

 

25/08/2021, 9h – Abertura 

Valder Steffen Júnior (Reitor/ UFU)

Felipe Attiê (Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação/Secretaria de  Desenvolvimento Econômico/Governo de Minas Gerais)

Thalita Costa Jorge (Secretária de Agronegócio, Economia e Inovação/Prefeitura de  Uberlândia)

Carlos Henrique de Carvalho (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação/UFU) 

Thiago Gonçalves Paluma Rocha (Diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia/Agência Intelecto/UFU)

Apresentação do vídeo institucional da Agência Intelecto 

 

9h30 às 11h – Painel: Cenário da inovação tecnológica: desafios e perspectivas 

Evaldo Ferreira Vilela (Presidente/CNPq) 

Paulo Sérgio Lacerda Beirão (Presidente/Fapemig)

Valder Steffen Júnior (Reitor/UFU)

 

13h30 às 16h – Mostra de Tecnologias da UFU 

Mediadora: Juliana da Silva Corrêa (Diretora de Fomento à Pesquisa e Transferência de  Tecnologia/Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação/Secretaria de Desenvolvimento Econômico)

Metodologia para construção de imunossensor para a detecção de proteína C reativa: configuração aplicada a cama infantil 

Composição farmacêutica para uso em odontologia 

Michelzinho: emoções e autismo 

Emanuela 

UFU MC 1808 

Configuração aplicada a poltrona 

Estrutura robótica aplicada para reabilitação do membro inferior 

ARTastPWU 

Processo de obtenção do extrato de bidens pilosa, composição fitoterápica e uso 

 

16h05 – Encerramento 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

 

Palavras-chave: Agência Intelecto pesquisa inovação tecnologia UFU Ciência Divulgação Científica

A11y