Ciência

Agência Intelecto comemora 15 anos à frente da inovação e proteção do conhecimento na UFU

Evento on-line no dia 25/08 terá painel de debate e mostra de tecnologias

Publicado em 11/08/2021 às 15:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Selo comemorativo foi criado pelo publicitário João Ricardo Oliveira, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se prepara para celebrar os 15 anos da Agência Intelecto, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) e responsável pela implementação e manutenção da política de estímulo à inovação e à proteção ao conhecimento gerado na instituição.

A agência ganhou um selo comemorativo, criado pelo publicitário João Ricardo Oliveira e pelo estagiário de design Eduardo Gomes, da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). O evento de aniversário, com participação de gestores da universidade, de agências de fomento e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE/MG), além de mostra de tecnologias, terá transmissão aberta no dia 25/08, a partir das 9h, no Canal da UFU no Youtube.

História

Inauguração da Agência Intelecto, no prédio da Reitoria, em 2008. Da esquerda para a direita, com os cargos que ocupavam à época: Valder Steffen Júnior (relator da Resolução que instituiu a Agência Intelecto), Sonia A. Goulart Oliveira (coordenadora da Agência Intelecto), José Antônio Galo (pró-reitor de Planejamento), Eduardo Nunes Guimarães (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação) e José Francisco Ribeiro (diretor de Pós-Graduação). (Foto: Arquivo da Agência Intelecto)

A certidão de nascimento é de 4 de agosto de 2006, quando o Conselho Universitário (Consun/UFU) aprovou a Resolução 08/2006, criando o Núcleo de Inovação Tecnológica, com a denominação "Agência Intelecto". Era um contexto nacional em que havia sido aprovada a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica. A agência ganhou status de Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia, com a Resolução 02/2010, também do Consun.

A primeira carta-patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) à UFU veio em 2012, para o sistema de acionamento de transportadores vibratórios por pastilhas piezelétricas, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica. Nos últimos anos, a UFU tem se mantido entre os 20 maiores depositantes de patentes no Brasil, com destaque para o crescimento dos registros de programas de computador. Outros números estão disponíveis na página do setor.

Gráfico: Agência Intelecto

A Agência Intelecto tem três divisões: a Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da qual faz parte o Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem); a  Divisão de Convênios, Acordos e Contratos de Inovação; e a Divisão de Propriedade Intelectual.

O professor Thiago Paluma, diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia desde 2017, afirma que a agência tem realizado a gestão da inovação no âmbito da UFU "com muito zelo" desde sua criação. "Esse zelo fica mais evidente quando analisamos que o número de tecnologias protegidas aumenta ano a ano, assim como os processos de interação da universidade com outras entidades externas, públicas e privadas, são aprimorados", diz o diretor.

Os servidores Manuela Botrel, Helton de Oliveira e Thiago Paluma representaram a Agência Intelecto no Cities Brasil em 2017 (Foto: Diélen Borges)

Docente da Faculdade de Direito, Paluma explica que, além da importância da dimensão material, pelo seu papel no dia a dia da universidade, a inovação tem importante respaldo constitucional. A Emenda Constitucional nº 85, de 2015, adicionou a palavra "inovação" a diversos trechos da Constituição Federal de 1988, destacando-se as previsões contidas nas competências concorrentes dos entes federados (Artigo 23) e como obrigação do Estado em sua promoção e incentivo (Artigo 218). "Assim, a inovação coloca-se como ponto central na construção e implementação da política de educação, ciências e tecnologia do país, sendo um elemento importante para propiciar o desenvolvimento sustentável do Estado em todas suas dimensões", afirma Paluma.

"Na atualidade, a inovação, alcançada a partir do desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente surgido nas universidades, tem um papel importante, como pode ser visto por toda a sociedade no combate à pandemia de covid-19, na criação e no desenvolvimento de vacinas, medicamentos, insumos, equipamentos, protocolos sanitários, dentre outros", finaliza o diretor.

Programação de aniversário

Transmissão do evento de 15 anos da Agência Intelecto acontecerá no Canal da UFU no Youtube (Arte: João Ricardo Oliveira)

25/08/2021, 9h – Abertura

Valder Steffen Júnior (Reitor/ UFU)