Nova série discute 'A língua que falamos'

Episódio #19 do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ publica o primeiro de quatro episódios

Publicado em 03/08/2021 às 19:51 - Atualizado em 16/01/2024 às 12:25

Qual a diferença entre língua e linguagem? Como uma língua se constrói? Por que a forma como falamos hoje é tão diferente em relação há centenas de anos, sendo que a língua é a mesma? Diferenças entre regionalismos e dialetos, quais os limites entre a língua padrão e o modo como diversos grupos se comunicam entre si? Estas são algumas das questões que guiam o episódio “A língua que falamos”, edição #19 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido publicada nesta terça-feira (03).

O programa abre uma série de quatro publicações que discute aspectos diferentes da língua portuguesa falada atualmente no Brasil. Toda terça-feira, um novo episódio. Para debater o tema e responder às perguntas dos ouvintes, participam a pedagoga doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, que depois decidiu se graduar em Letras pela UFU: Olíria Mendes Gimenes; e a mestranda em Linguagem, Sujeito e Discurso, Maria Emília Oliveira Carleto.

Você gostaria de tirar uma dúvida com algum cientista da universidade? Quer comentar os assuntos que já abordamos? Mande áudio no Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido: (34) 99966-2021. Sua voz pode chegar ao pé do ouvido nos próximos episódios!

Ouça gratuitamente no ANCHORSPOTIFY, APPLE, AMAZON ou em outros aplicativos de podcast.

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU. Para falar com a equipe, escreva para o e-mail comunicaciencia@ufu.br, siga o Twitter @aopedoouvidopod e o TikTok @cienciaaopedoouvido.

Palavras-chave: Ciênica ao Pé do Ouvido podcast Língua linguagem Divulgação Científica