Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

Cientista da UFU é referência em Geodésia

Docente passa a integrar corpo de revisores do maior periódico da área

Publicado em 03/09/2021 às 21:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Revisores como Rofatto (detalhe) analisam se os resultados gerados vem de uma metodologia válida

Em setembro, Vinícius Rofatto, docente do Instituto de Geografia (Campus Monte Carmelo), passou a fazer parte do grupo de revisores do Journal of Geodesy, considerado o maior periódico da área de Geodésia, ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra.

“Isso é um importante marco não somente para a ciência nacional, mas também para a comunidade UFU”, comenta Rofatto. O Journal of Geodesy é uma publicação da International Association of Geodesy (IAG), organização internacional dedicada ao estudo da geodésia, com sede em Munique, Alemanha.

O parecer de um revisor de artigo científico é fundamental para a Ciência.  Conforme explica Rofatto, o especialista que faz a revisão analisa se as conclusões são sustentadas pelos resultados que eles gerarão, se esses resultados gerados vem de uma metodologia válida, ou seja, se o método utilizado é válido.

“O processo  de revisão é uma parte importante do processo de publicação do conhecimento. Os cientistas não poderiam publicar as pesquisas que fazem sem a dedicação dos revisores. Servindo como um ponto de verificação para a credibilidade acadêmica, os revisores fornecem feedback crucial para os autores e editores que influenciam o futuro do status de publicação de um artigo. Com o mundo enfrentando um momento de crise sem precedentes, o trabalho dos revisores é mais essencial do que nunca”, observa o cientista.

Para a escolha de um revisor, os editores levam em conta a produção científica e a participação do pesquisador na comunidade internacional, por exemplo.

Professor do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica na UFU desde 2014, Rofatto tem experiência na área de Geodésia, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Qualidade, Teoria da Estimação e Análise de Incertezas, Simulação Computadorizada, Computação Evolutiva, Otimização Multiobjetivo, Posicionamento por Satélites GNSS e GNSS/Meteorologia.

Palavras-chave: geodésia artigos periodico revisão

A11y