Prêmio Paralela de Criação em Dança abre inscrições para edição de 2021

Proposta vencedora receberá R$ 3 mil e benefícios para realização do trabalho em conjunto com a equipe da plataforma

Publicado em 03/09/2021 às 13:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

A segunda edição do Prêmio Paralela de Criação em Dança ja deu início ao período de inscrições, recebendo propostas até o dia 31 de outubro. Artistas, produtores e agentes culturais de Uberlândia podem participar da ação, mas devem compor, no mínimo, 70% da equipe inscrita, para que artistas de outras cidades possam contribuir com o projeto. O concurso cultural vai ocorrer durante a 8ª edição da plataforma PARALELA e possui estreia presencial prevista de 16 a 21 de maio de 2022.

Banner da premiação de 2021. (Arte: Plataforma PARALELA)

O artista e professor Alexandre Molina, um dos idealizadores e curadores da PARALELA, destaca que, neste ano, está contando com participações especiais. “Durante a programação, curadores de reconhecidos festivais nacionais estarão presentes para acompanhar a PARALELA, irão conhecer o contexto local e assistirão aos trabalhos, inclusive o que será selecionado pelo prêmio. Essa é uma das grandes novidades que estamos desenvolvendo para a 8ª edição da nossa plataforma de arte”, afirma.

Os convidados são o coordenador do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac), Felipe de Assis, a analista de Artes Cênicas do Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Mariana Pimentel, e o diretor artístico do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga - ENARTCi, Wenderson Godoi.

Neste ano, a proposta premiada vai receber o valor de R$ 3 mil para o custeio de itens necessários para a criação do trabalho, como figurino, cenário, iluminação e cachês para a equipe. Além do pagamento em dinheiro, no prêmio final também estão inclusos os seguintes benefícios:

• Pagamento de pauta em espaço cênico indicado pela produção da Paralela, caso o trabalho seja proposto nessas condições de realização;
  • Disponibilização dos equipamentos de som e iluminação já existentes no espaço a ser oferecido;
  • Auxílio na negociação com órgãos públicos para liberação de alvarás, quando de trabalhos em espaços públicos;
  • Divulgação da estreia nos meios de comunicação gerenciados pela produção do evento;
  • Produção local durante a PARALELA;
  • Colaboração na busca por espaço físico para a realização dos ensaios.

O Prêmio Paralela de Criação em Dança surgiu em 2020, durante a 6ª edição plataforma de arte PARALELA, para fomentar novas propostas de criação de artistas de Uberlândia e potencializar novas experimentações e possibilidades no cenário artístico local. A primeira edição contemplou o desenvolvimento do trabalho “CEP - Coreografia em Pausa”, dos artistas uberlandenses Aline Salmin e Bruna Brunu, e contou com um bate-papo sobre a sua produção artística, que está disponível no canal do YouTube da plataforma.

Para participar do concurso, é necessário preencher o formulário on-line, disponível no site da PARALELA, com informações pessoais, descrição resumida da proposta e anexos de vídeos sobre a mesma e as experimentações, a partir do argumento de criação para o trabalho. A proposta selecionada será desenvolvida em conjunto com a equipe da plataforma.

A PARALELA foi criada em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa SPIRAX, coordenado por Molina, para compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes dos componentes curriculares Práticas em Dança II: performances do corpo e Gestão e Produção Cultural, do curso de bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Os apoiadores da plataforma são a UFU, seu Instituto de Artes (Iarte) e o curso de Dança. O financiamento é a cargo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia.

Hoje, a PARALELA se estabelece como plataforma de intercâmbios em arte, conectando pessoas e lugares por meio da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos. As ações previstas neste espaço rompem fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade de modo integrado.

Palavras-chave: Premiação dança UFU IARTE cultura