UFU instala usina para geração de energia a partir da luz solar

Iniciativa faz parte de projeto de eficiência energética

Publicado em 22/09/2021 às 16:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Painéis podem gerar até 525.360 kWh por ano (foto: Milton Santos)

Quem passar em frente à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na avenida João Naves de Ávila, vai se deparar com uma novidade no gramado do Campus Santa Mônica: painéis de captação de luz solar para geração de energia elétrica.

A usina ainda está sendo finalizada, mas a instalação das 992 placas fotovoltaicas medindo, cada uma, 1.979 x 996 mm², já foram concluídas. Elas podem gerar até 525.360 kWh por ano, o que representa R$ 262.680,00 de redução da conta de energia.

A energia elétrica que será acrescentada vem em boa hora, pois, segundo o prefeito universitário, João Jorge Damasceno, a UFU já está no limite de carga instalada no Campus Santa Mônica. “Com isso, nós ganhamos, com um investimento menor do que seria se nós fôssemos mudar a questão da carga, via Cemig [Companhia Energética de Minas Gerais]. Vamos ter mais um tempo razoável para nos prepararmos para intervenções”, comenta.

Projeto

A geração de energia fotovoltaica faz parte de uma iniciativa maior, o Projeto de Eficiência Energética da UFU, idealizado em 2017, com o objetivo de buscar formas sustentáveis de promover a redução de consumo e gerar energia elétrica “limpa”. O projeto, implementado pela Diretoria de Sustentabilidade da Prefeitura Universitária, já rendeu investimentos totais de R$ 10,1 milhões.

Por causa do corte de verbas para investimento submetido às universidades brasileiras, a Prefeitura Universitária definiu como estratégia a construção de projetos de captação de recursos extraorçamentários.

Com recursos captados na Cemig, por meio de edital de financiamento de projetos de eficiência energética, foi possível a modernização, em 2019, da iluminação do Campus Santa Mônica e do Hospital de Clínicas da UFU e da troca de alguns equipamentos do HC.

No ano seguinte, também por meio de edital da Cemig, foi a vez da modernização da iluminação do Campus Educação Física e modernização da iluminação externa e troca de equipamentos de ar condicionado do Campus Umuarama.

O investimento para a instalação dessa primeira usina de produção de energia elétrica a partir de energia solar para um campus inteiro (Santa Mônica) foi de R$ 2 milhões, um recurso extraorçamentário, oriundo do Ministério da Educação.

O próximo passo do projeto é a instalação de usinas de geração de energia elétrica no Campus Pontal e no Campus Monte Carmelo, prevista para novembro e dezembro deste ano. O investimento, também oriundo do Ministério da Educação, foi de R$ 1 milhão.

Essas últimas, têm capacidade de produção de 350.880 kWh ano, com a previsão de redução de consumo de energia elétrica de R$ 157.896,00 por ano, sendo que a vida útil dos painéis é estimada em 25 anos.

Palavras-chave: sustentabilidade energia sol painéis eficiência Santa Mônica