Pular para o conteúdo principal
Informação

Base de dados de patentes oferece treinamento para pesquisadores

Consulta a fontes de pesquisa referentes ao tema é importante para o processo de proteção das criações científicas

Publicado em 22/10/2021 às 17:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

A Derwent Innovations Index (DII) possui referências e resumos de mais de 11 milhões de patentes

No dia 17 de novembro, pesquisadores da UFU terão a oportunidade de conhecer melhor uma ferramenta utilizada no processo de obtenção de patentes. Trata-se da base de dados Derwent Innovations Index, disponível no Portal Capes, e que pode ser acessada por intermédio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), a partir de login com o e-mail institucional da UFU.

O treinamento é resultado de uma parceria entre a Agência Intelecto e o Sistema de Bibliotecas (Sisbi/UFU). A Agência Intelecto, órgão vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), é responsável pela implementação e manutenção da política de estímulo à inovação e proteção ao conhecimento gerado pela UFU.

O diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Thiago Paluma, afirma que as bases de dados de patentes constituem uma poderosa ferramenta para a disseminação do conhecimento tecnológico, uma vez que 70% das informações tecnológicas estão contidas em documentos de patente.“Tais bases são fontes de dados para detectar e evitar a violação de patentes, sendo possível também identificar detentores de tecnologias concorrentes, reconhecer as tendências tecnológicas, rastrear atividades dos concorrentes, além de reduzir a duplicação em atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação)”, acrescenta.

O treinamento, com início às 14h e com duração de até duas horas, ficará a cargo de uma consultora da Web of Science, plataforma que dá acesso a diversas bases de dados (inclusive o Derwent) e que é mantida pela Clarivate Analytics.

Para participar do treinamento é necessário fazer inscrição por este link. Os inscritos receberão o link definitivo por e-mail (é importante verificar se a mensagem não foi direcionada para a caixa de spam e lixo).

 

Saiba mais:

Disponível a partir da Interface da Web of Science, a base de dados Derwent Innovations Index (DII) possui referências e resumos de mais de 11 milhões de patentes com links para documentos citados, para as citações às patentes, para a literatura relacionada e para os textos completos dos documentos. Inclui publicações de 40 organismos internacionais e nacionais de registro e concessão de patentes. O período disponível online é de 1966 até o presente.

Os dados disponíveis na base de dados atendem às áreas de Ciências Agrárias (Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola), Ciências Biológicas (Farmacologia e Microbiologia), Ciências da Saúde (Medicina-Clínica Médica, Medicina-Radiologia Médica, Educação Física, Farmácia e Saúde Coletiva), Engenharias (em geral), Ciências Exatas e da Terra (Ciência da Computação, Física e Química) e Multidisciplinar (Biotecnologia, Ciências Ambientais, Materiais).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: base de dados Patentes pesquisa inovação Proteção Ciência

A11y