Professor da UFU integra comissão de seleção do Grande Prêmio Capes de Tese

Equipe vai escolher o melhor trabalho de conclusão de doutorado defendido em programa de pós-graduação do país

Publicado em 07/10/2021 às 15:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Juliatti é professor do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (foto: acervo pessoal)

O professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Fernando Cezar Juliatti, foi convidado, no início de outubro, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para compor a comissão do Grande Prêmio Capes de Tese 2021.

No Grande Prêmio Capes de Tese será vencedora uma única tese entre as 49 premiadas no Prêmio Capes de Tese, que teve o resultado divulgado em setembro. Já a tese vencedora do Grande Prêmio será revelada em dezembro.

O Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese são concedidos anualmente pela Capes às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os critérios de originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

“Muito importante essa participação, porque, de forma indireta, se reconhece o valor da pós-graduação da UFU e sua maturidade, uma vez que se julgará a melhor tese entre todas as áreas do conhecimento”,  comenta Juliatti. Conforme lembra o professor, a UFU conta hoje com uma pós-graduação praticamente em todas as áreas, “com avaliações da Capes muito boa”.

“Para minha pessoa e como professor e pesquisador o esforço durante 26 anos nas pós-graduações em Genética e Bioquímica, Agronomia e Biocombustíveis é o reconhecimento de um trabalho de muito esforço de um orientador; e amor à pós-graduação e desenvolvimento tecnológico da região e do Brasil. Muitos dos trabalhos de ex-alunos já foram reconhecidos e premiados em congressos e eventos científicos”, acrescenta o docente.

Palavras-chave: Prêmio Capes 2021 docente comissão Juliatti