08/10/2021 - 16:55 - Atualizado em 13/10/2021 - 14:08
UFU premia pesquisadores da Iniciação Científica
I Seminário de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia mostrou os trabalhos de jovens cientistas
Portal Comunica UFU
Julia Alvarenga e Marco Cavalcanti

A transmissão foi feita ao vivo no Canal da UFU no YouTube (foto: Milton Santos)

Na noite do dia 7 de outubro, ocorreu o I Seminário de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), por meio da sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), em parceria com a Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco). O evento premiou iniciações científicas finalizadas em 2020 e 2021.

Apresentado pelo estudante e estagiário de Jornalismo Túlio Daniel, o seminário contou com a participação do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho e de Murilo Vieira, diretor de Pesquisa. A transmissão foi feita ao vivo no Canal da UFU no YouTube.

Abrangendo trabalhos da graduação e do ensino médio, quatro pesquisas foram premiadas. Na área de Ciências da Vida, a estudante de Odontologia Bianca Marques foi a vencedora. Seu estudo foi feito para auxiliar os profissionais de saúde a identificar quando o seio materno apresenta formato que dificulta a amamentação.

Na categoria de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, venceu a aluna do curso de Saúde Coletiva, Badr Pestana, com o trabalho que abordou a gestão de resíduos de construção civil nos municípios de pequeno porte do Triângulo Mineiro.

A última área premiada de graduação, Ciências Sociais e Humanas, teve como ganhadora a graduanda em Direito Laura Nicoli. A pesquisa dela tratou dos impactos da pandemia de covid-19 no Direito Humano de Migrar e suas implicações na Proteção Internacional de Migrantes e Refugiados.

“É gratificante saber que, desde a graduação, nós temos a oportunidade de desenvolver pesquisas e de ter todo esse apoio institucional. Isso faz muita diferença na formação não só acadêmica, mas pessoal também”, comenta Nicoli.

Já na premiação para iniciações científicas do ensino médio, a vencedora foi Geovanna Oliveira, aluna da Escola Estadual Messias Pedreiro. Seu trabalho teve como objetivo o estudo da variação fonética fonológica e o ensino da língua portuguesa no ensino médio. As quatro ganhadoras foram premiadas com um Kindle, leitor de livros digitais.

Geovanna Oliveira foi a vencedora entre os pesquisadores do Ensino Médio (reprodução Youtube)

As pesquisas que não ganharam a premiação receberam menção honrosa. O evento também apresentou as menções honrosas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibit) do 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Seminário de Pesquisa foi denominado de “primeiro” por se tratar de um novo formato, realizado de forma remota, integrando a Semana de Iniciação Científica, já consolidada na UFU. O evento também faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Além das premiações com a participação ao vivo (remotamente) dos concorrentes, foram exibidos vídeos gravados com mensagens de pessoas mostrando a importância da iniciação científica. Entre elas, o diretor-executivo da Fundação de Apoio Universitário, Rafael Visibelli, e de pesquisadores, como Ester Sabino, imunologista da Universidade de São Paulo (USP), conhecida pelo sequenciamento genético do novo coronavírus no Brasil.

“Fiquei bastante surpreso com a qualidade dos temas escolhidos nas diversas pesquisas e a capacidade que os nossos bolsistas, as nossas bolsistas, tiveram de se expressar
em um tempo curto, de forma compreensível, de tal maneira que nós todos entendemos
perfeitamente o que foi feito e inclusive com destaque nos resultados que eles obtiveram. Eles e elas estão de parabéns pelo trabalho realizado, assim como seus orientadores e orientadora. Eu acho que é um grande o resultado e a gente fica muito feliz demonstrando a grandeza desse investimento que foi feito nessas bolsas com um retorno tão palpável tão significativo e nos enche de alegria e orgulho”, afirmou o reitor da UFU.

O evento também contou com atividades culturais. Os “Palhaços Visitadores” chamaram a atenção para o fato de que “cientista” não é só quem trabalha no laboratório com produtos químicos, mas quem faz pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Os músicos da Orquestra Popular do Cerrado encerraram o seminário apresentando “Garota de Ipanema”.