19/11/2021 - 10:48 - Atualizado em 19/11/2021 - 12:25
CPDIVERSA realiza mapeamento das ações, projetos e programas de diversidade sexual e de gênero da UFU
Dados foram recolhidos com as pró-reitorias da Universidade Federal de Uberlândia e a divulgação está prevista para dezembro, quando a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero completa o seu primeiro ano
Matheus Minuncio

Hasteamento de bandeira no bloco da Reitoria da UFU, no Campus Santa Mônica, durante o evento ‘Mês da Diversidade’ de 2019, é considerado um momento histórico para a diversidade sexual e de gênero na instituição. (Foto: Arquivo Proae)

Dentre as conquistas da população LGBTQIA+ (lésbicas; gays; bissexuais; travestis, transexuais e transgêneros; queers; intersexuais; assexuais; e outras designações representadas pelo sinal “+” na sigla) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), destaca-se que em dezembro de 2020 foi criada, por meio da Portaria Reito Nº 1175, a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero (CPDIVERSA). Desde então, esta comissão é responsável por apoiar as pró-reitorias na implementação dos programas e ações voltadas para a diversidade sexual e de gênero, além de, em conjunto com a Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), propor o debate e o respeito, além da divulgação da Política de Diversidade Sexual e de Gênero (PDSG), nos veículos de comunicação.

No primeiro ano de trabalho, foram realizadas 12 reuniões ordinárias, que decidiram a organização da composição de membros da CPDIVERSA (de acordo com a Portaria de Pessoal UFU nº 2080, de 31 de maio de 2021 e conforme exigência do artigo 13 da Portaria de Pessoal UFU nº 2611, de 01 de julho de 2021). Emerson Rasera, do Instituto de Psicologia (IP/UFU) foi eleito coordenador e Fábio Camargo, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel), seu substituto legal na função. Outras deliberações: elaboração do Regimento Interno da CPDIVERSA, que norteia a atuação institucional da comissão (de acordo com a Resolução nº 10/2019); e a organização de perguntas para formulários a serem remetidos às pró-reitorias da UFU para fins de mapeamento das diferentes ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura sobre diversidade sexual e de gênero que ocorrem na universidade.

O processo de mapeamento, que é realizado junto às pró-reitorias da universidade, foi a primeira iniciativa no aspecto do acompanhamento. Os formulários foram encaminhados a elas em agosto e, neste momento, os membros da CPDIVERSA que ficaram com a atribuição de organizar os dados mapeados estão executando esta tarefa, no intuito de apresentar o compilado de dados e informações no relatório final de atividades de 2021 da comissão. “Esse mapeamento se mostra importante, à medida que revela dados reais e atualizados das diferentes ações que têm sido desenvolvidas no âmbito da UFU direcionadas à diversidade sexual e de gênero, além de auxiliar na revelação, igualmente, das demandas e das necessidades que existem para a efetivação da política que versa sobre essa temática no interior da universidade”, comenta Taciana Cecília Ramos, a representante do segmento técnico-administrativo na CPDIVERSA.

A comissão conta com membros de diversas pró-reitorias e possui uma composição rotativa – ou seja, futuramente, novas pessoas interessadas da comunidade UFU poderão integrar a CPDIVERSA. Para mais informações, é possível entrar em contato com a comissão via e-mailcpdiversa@reito.ufu.br.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.