Participação

Confira como foi a participação da UFU na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento, em Brasília, abordou o tema ‘A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta’

Publicado em 10/12/2021 às 20:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participou da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021 (SNCT), realizada de 3 a 10 de dezembro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

O evento, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), teve como proposta mostrar como a ciência, a tecnologia e as inovações estão presentes nas mais diferentes áreas da sociedade.

No estande da UFU, o diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU, Thiago Paluma, apresentou os trabalhos da Agência Intelecto e do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem).

A Agência Intelecto é o núcleo de inovação tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP/UFU) e o Ciaem é a incubadora de empresas de bases tecnológicas da UFU.

“A importância desse evento é poder debater um pouco o tema do empreendedorismo, da inovação, tanto a partir de uma visão da administração pública, quanto a interface da administração pública com outros entes externos à universidade”, destacou Paluma.

O docente Robinson Sabino da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas (Icbim/UFU) mostrou o equipamento para diagnóstico de doenças por meio da saliva. “Nesse sistema, a gente utiliza um microlitro de saliva apenas”, destaca ele.

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.Br), vinculado à UFU, apresentou quatro protótipos em fase de finalização. Três deles irão para o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB): a calha paraolímpica para a bocha categoria BC3, o banco de arremesso e o elevador de piscina, utilizado para a transferência do paratleta da cadeira de rodas para a piscina.

No vídeo abaixo, veja um depoimento do diretor de Pesquisa da UFU, Murilo Vieira da Silva, durante o evento:

A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia abordou o tema "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta".

Palavras-chave: inovação SNCT participação Ciência tecnologia Exposição