Ciência

Ciência em 1 minuto: aluna da UFU conquista TikTok falando de biologia

Bianca Witzel é aluna do Campus Pontal e conta com mais de 60 mil seguidores em seu perfil, onde faz divulgação científica

Publicado em 14/02/2022 às 12:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Bianca Witzel utiliza seu perfil no TikTok (@_biawitzel_) para fazer divulgação científica e estimular seus seguidores com conteúdos educacionais. (Fonte: Arquivo pessoal)

O TikTok ainda não era esse fenômeno quando Bianca Witzel entrou em contato com ele pela primeira vez, em 2020. A jovem, interessada em ganhar algum dinheiro assistindo a vídeos na plataforma, conta que conseguiu dez reais na época. Prestes a ser aprovada no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Ituiutaba, Witzel não imaginava que, ao compartilhar sua rotina como estudante, se tornaria a “mina da biologia”, como se autodenomina nas redes.

"Biologicamente falando" - bordão usado pela jovem para iniciar seus vídeos -, a mina da biologia se tornou destaque pelas curiosidades científicas que compartilha em seus perfis on-line. Hoje, Witzel conta com mais de 60 mil seguidores no TikTok e 3 mil no Instagram, onde seu conteúdo é totalmente destinado à divulgação de conhecimento científico.

“Um dia, uma agência achou meu perfil e me contratou para fazer vídeos educacionais na plataforma do Tiktok; foi assim que tudo começou”, comenta.

Falar sobre como ocorre o acasalamento de polvos, o motivo pelo qual cães rolam no lixo, trabalhos desenvolvidos no campo da ciência, dentre outros assuntos da área - em pouco mais de um minuto -, tornou-se algo cotidiano para a graduanda. Provando que os jovens querem saber como funciona o mundo à sua volta, 52% dos seguidores de Witzel têm entre 18 e 24 anos.

Em sua maioria brasileiros, juntos geram mais de 300 mil visualizações em vídeos de conteúdos científicos no TikTok. Desses, 40% são compostos por mulheres, que, influenciadas pela mina da biologia, também se engajam na produção científica.

“Acredito que eu já seja uma referência para outras meninas. Recebo diversas mensagens do tipo ‘entrei no curso de bio’, ‘você é minha inspiração’, ou de meninas que pensam em cursar, ‘vou jogar minha nota em biologia por sua causa’. Não há sensação melhor do que ler isso”, conta Witzel.

Dentre as dicas da aluna da UFU, para quem deseja fazer o mesmo, o primeiro passo é escolher um assunto de que goste, escrever um roteiro e sentar diante da câmera do celular.

“Não tenha vergonha, faça isso todos os dias, depois de um mês você verá o que construiu até então. Eu comecei a postar em outubro de 2021. Em 5 meses conquistei 60 mil seguidores. Imagina se eu não tivesse começado por vergonha?”, finaliza.

@_biawitzel_ Responder @vik._.bunny #procurandodory #cinema #filme #netflix #disney ♬ som original - Bianca Witzel

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Bianca Witzel TikTok Divulgação Científica Ciência Campus Pontal