Pular para o conteúdo principal
Ciaem

Empresa incubada na UFU atua com Gestão em Comunicação de Riscos de Desastres e Acidentes Ampliados

Álea Consulting faz parte do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem)

Publicado em 25/02/2022 às 09:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Viviane Aiko

A Álea Consulting é uma empresa especialista em Comunicação de Riscos, sejam eles decorrentes de acidentes industriais ampliados ou naturais, oferecendo soluções em consultorias e treinamentos. Ela está incubada no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem), que faz parte da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (Dirtc/Agência Intelecto) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU).

A frente de atuação da empresa está entre os setores público e privado, desenvolvendo ações de comunicação e prevenção de riscos, os quais têm se tornado mais frequentes por causa de mudanças climáticas, tendo como foco a proteção da população.

Fundada por Érico Soriano, doutor em Ciências da Engenharia Ambiental e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Efeitos e Riscos nos Grandes Empreendimentos da UFU, a Álea apresenta estreita ligação entre a prática empresarial e o conhecimento científico nos projetos desenvolvidos, processo que se dá por meio do compartilhamento de conhecimento e da transferência de recursos necessários para a segurança das pessoas.

A Álea foi criada em 2020 e, no ano seguinte, se juntou ao Ciaem. O centro tem como objetivo incentivar a criação e o desenvolvimento de novos negócios em inovação e promover a difusão da cultura empreendedora. Desse modo, são oferecidas por ele metodologias ágeis que ajudam na construção de um modelo de negócios, validação e escalabilidade dos projetos e empresas.

“Estar junto ao Ciaem contribui grandemente para o desenvolvimento da Álea Consulting, com alternativas para o seu crescimento, com destaque para as atividades de mentoria. O trabalho dos consultores permite desde uma maior compreensão do modelo de negócios da empresa, até a utilização de técnicas de gestão mais adequadas”, explica Soriano.

Por trabalhar com prevenção de acidentes industriais ampliados, a Álea também faz parte do Plano de Auxílio Mútuo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (PAM-TAP), o qual compõe a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Uberlândia. Você pode saber mais sobre a empresa por meio do site aleaconsulting.com.br.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: CIAEM

A11y