Janeiro registra elevação menor no IPC e alta de 5,6% no preço da cesta básica

Conforme novos levantamentos do Cepes, 'Alimentação e Bebidas' foi o grupo de maior contribuição positiva no IPC, que fechou em 0,45%; quanto à cesta básica, apenas dois dos 13 itens apresentaram queda nos preços, no primeiro mês do ano

Publicado em 15/02/2022 às 11:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Tomate ficou 19,35% mais caro e foi um dos 'vilões' do mês de janeiro. (Imagem: Pixabay)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), divulgou nesta terça-feira (15/02), os boletins do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Uberlândia e da Cesta Básica de Alimentos (CBA). Os dados fazem referência aos valores analisados no mês de janeiro, entre os dias 3 e 31, em comparação ao mês anterior, de 1º a 30 de dezembro. Além destes dois boletins, também estão disponíveis, no site do Cepes, pesquisas sobre o salário mínimo necessário e as horas de trabalho.

A variação do IPC de janeiro deste ano foi de 0,45%, ficando 0,21 ponto percentual abaixo da registrada em dezembro de 2021. Mesmo com a alta dos preços de seis grupos de consumo, o recuo de outros três fez com que o índice apresentasse queda neste levantamento. Com 1,52% de variação mensal, "Alimentação e Bebidas" foi o grupo de maior variação positiva nos preços, seguido, respectivamente, por: "Vestuário" (1,37%), "Artigos de Residência" (0,73%), "Transportes" (0,36%), "Comunicação" (0,22%) e "Despesas Pessoais" (0,19%). Por outro lado, "Saúde e Cuidados Pessoais" (-1,09%), "Educação" (-1,05%) e "Habitação" (-0,25%) apresentaram contribuição negativa no índice.

O IPC é calculado pelo Cepes e se refere às famílias com rendimentos monetários de um a cinco salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada, abrangendo a cidade de Uberlândia (MG). As informações para o cálculo do índice são advindas da Pesquisa Mensal de Preços elaborada e coordenada pela equipe técnica do órgão. Os 235 subitens que compõem a estrutura da cesta de consumo do IPC-Cepes são coletados mensalmente em mais de 500 informantes/estabelecimentos uberlandenses.

Cesta Básica de Alimentos

Quanto ao resultado referente às pesquisas de preço da Cesta Básica de Alimentos (CBA) no mês de janeiro deste ano, o gasto mensal em Uberlândia foi de R$ 617,05. O valor está 5,61% acima do registrado em dezembro de 2021, quando a cesta básica custava R$ 584,28. Dentre os 13 alimentos que compõem a cesta, a alta dos custos foi puxada por batata (29,90%), banana (22,07%) e tomate (19,35%). Carne (-1,37%) e arroz (-1,28%) foram os únicos produtos que apresentaram redução no seu valor. Entretanto, mesmo apresentando queda, a carne continua sendo um dos itens alimentícios mais caros para o bolso do consumidor.

O boletim divulgado pelo Cepes, além de apresentar os resultados da CBA, também mostra dados do salário mínimo e de horas trabalhadas necessários para a aquisição da cesta em Uberlândia no mesmo mês em questão. Em janeiro de 2022, foi necessário ao indivíduo que ganha salário mínimo trabalhar 112 horas para adquirir os produtos da cesta básica. Vale ressaltar que, de acordo com os dados apresentados na pesquisa, em Uberlândia, para a manutenção de uma família constituída por dois adultos e duas crianças (ou por três adultos), o valor do salário mínimo deveria ser de R$ 5.183,81. O valor nacional oficial, R$ 1.212,00, equivale a 23,38% do salário necessário para se manter na cidade.

>>> Acesse os boletins:

Palavras-chave: IPC CBA Preços Uberlândia CEPES pesquisa Economia