Pular para o conteúdo principal
Novo avanço

Regulamentado o Portal de Periódicos da UFU

Conselho Diretor definiu os termos da resolução que normatiza o novo espaço virtual em que serão reunidos os periódicos científicos, extensionistas e/ou artísticos editados e produzidos no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 11/02/2022 às 18:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Imagem: Freepik

"A aprovação por unanimidade do Conselho Diretor (Condir) da regulamentação do Portal de Periódicos da Universidade Federal de Uberlândia (PPUFU) representa um avanço importante dentro do Plano de Reestruturação da Editora da UFU. Neste novo arranjo, o Portal de Periódicos é transferido para o Sistema de Bibliotecas da UFU (Sisbi), alinhando-se estruturalmente ao que se encontra em portais de importantes universidades brasileiras." Com estas palavras, o reitor da UFU, professor Valder Steffen Jr. sintetizou a importância da principal deliberação ocorrida na primeira reunião ordinária do Condir em 2022, realizada no último dia 4 de fevereiro.

A matéria foi relatada pela professora Maria Andréa Angelotti Carmo, do Instituto de História (Inhis), e contou com a colaboração dos membros do Condir para ajustes pontuais no texto da Resolução nº 13/2022 - cuja publicação no site dos Conselhos Superiores ocorreu nesta quinta-feira (10/02). "Deve-se salientar que o bom desempenho dos periódicos científicos é um componente fundamental para avaliação da Pesquisa e da Extensão, impactando diretamente nos conceitos dos Programas de Pós-Graduação e, também, na divulgação positiva das atividades de Extensão. A visibilidade oferecida pelo portal é muito importante para a imagem institucional da nossa universidade. Finalmente, deve-se lembrar que o sucesso do PPUFU, em suas diversas vertentes, depende do apoio da Administração Superior, das Unidades Acadêmicas e dos Programas de Pós-Graduação", salientou o reitor.

 

Histórico

As discussões para realocação da responsabilidade pela manutenção do portal, passando da Edufu à Diretoria do Sistema de Bibliotecas (Dirbi/UFU), começaram em fevereiro de 2021. Na ocasião, foi realizado um estudo sobre a situação dos portais de periódicos das Instituições de Ensino Superior brasileiras, cujos resultados indicaram que a transferência do PPUFU para o Sistema de Bibliotecas seria a melhor opção para não interromper seu funcionamento. No levantamento conduzido pela Edufu constatou-se que processos editoriais de universidades de expressão no país, tais como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dentre outras, têm sido conduzidos por bibliotecários, profissionais com formação multidisciplinar capacitados e habilitados para conduzir as atividades dos referidos portais.

A partir de abril do ano passado, a Dirbi acolheu este projeto que, em princípio, teria uma transição lenta e gradual. No entanto, por falta de pessoal na Edufu, o processo de transferência foi antecipado, quando foi idealizada a criação de uma comissão técnica para dar suporte aos editores dos 46 periódicos científicos da universidade, com seus 1.444 fascículos; e 21.611 artigos científicos [dados da época].

Concomitantemente, o Conselho Editorial da Edufu encaminhou, em maio, a proposta de criação de uma Comissão Gestora do Portal de Periódicos da UFU, com as atribuições de gerir o portal, acompanhar o processo de transferência para o Sistema de Bibliotecas e formular a proposta da nova resolução sobre o PPUFU – esta, que acaba de ser aprovada pelo Condir. A Comissão Gestora do Portal, instituída pela Portaria de Pessoal UFU nº 2035, de 26 de maio de 2021, é composta por membros de diversos segmentos da universidade. São eles: Maira Nani França Moura Goulart (diretora do Sisbi); Rafael Pasquini (diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC); Murilo Vieira da Silva (diretor de Pesquisa); Daniela Fátima Mendonça Melo (coordenadora da Divisão de Informatização do Sisbi); Beatriz Basile da Silva Rauscher (editora da Estado da Arte); Décio Gatti Júnior (editor dos Cadernos de História da Educação); Sílvio Carlos Rodrigues (editor da Sociedade e Natureza); Marcos César Seneda (editor da Educação e Filosofia); Regina Nascimento Silva (editora da Em Extensão); Lilia Alves de Oliveira (editora da Primordium) e Alexandre Guimarães Tadeu de Soares (diretor da Edufu) – este último, nomeado o presidente da comissão. A Comissão Gestora contou, então, com assessoria da equipe do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC/Unicamp) e teve como referência para o seu trabalho o regimento deste portal.

Três meses depois, uma nova Portaria de Pessoal instituiu a Comissão Técnica do Portal de Periódicos UFU, com a finalidade de garantir o funcionamento e a acessibilidade ao portal. Sua composição reúne uma equipe multidisciplinar: Alexandre Guimarães Tadeu de Soares; Cássia Afonso Borges (secretária do Bioscience Journal); Daniela Fátima Mendonça Melo (Dirbi); Keila Meireles dos Santos (Dirbi); Leonildo Costa e Silva (CTIC/Dirbi); Lilia Alves de Oliveira; Maira Nani França Moura Goulart; Pedro Henrique Aparecido Damaso de Melo (CTIC/Dirbi); Regina Nascimento Silva; Rodrigo Leôncio Siqueira da Costa (Dirbi) e Vilmar Martins Júnior (Dirbi).

No mês de novembro, um ataque cibernético deixou fora do ar o Portal de Periódicos UFU, por um período de aproximadamente 30 dias, e mobilizou uma força-tarefa do CTIC. Por medida de segurança, a equipe técnica optou pela atualização da última versão disponível (versão 3.3.0-8) do Open Journal Systems (OJS) - um software livre de gerenciamento, editoração e publicação de revistas eletrônicas -, fazendo com que esta experiência na UFU viesse a servir de referência para outras IES neste segmento.

Imagem: Pixabay

 

Depoimentos

A diretora do Sistema de Bibliotecas, Maira Nani França Moura Goulart, comenta como se deu o processo e sobre a importância desta novidade para a comunidade acadêmica:

“A falta de pessoal capacitado para a manutenção do portal, somada aos problemas decorrentes da legislação defasada e do ataque cibernético sofrido no final do ano passado, fizeram com que o portal ficasse fora do ar por mais de 30 dias. Então, com o apoio do CTIC, na migração do software para uma versão mais atualizada, e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), que nos concedeu um código de vaga de bibliotecário-documentalista (já concretizado) e outro de analista em TI (em andamento), e com a criação da Comissão Gestora e da Comissão Técnica do Portal, a direção do Sisbi encampou este projeto. Ele está sendo conduzido por uma bibliotecária, com apoio direto da coordenação da nossa Divisão de Informatização. Embora esteja alocado no Sistema de Bibliotecas, vale destacar que ele é um projeto institucional e de interesse estratégico para a comunidade universitária, por garantir a produção, difusão e preservação do conhecimento nos mais diversos campos e promover e preservar a produção científica, o fazer extensionista e a criação artística gerada na instituição, além de ser um componente fundamental na avaliação da Pesquisa e da Extensão da Universidade.”

Alexandre Guimarães Tadeu de Soares também não esconde a satisfação proporcionada pelas perspectivas abertas pela resolução aprovada na última reunião do Conselho Diretor.

“A transferência do portal para o Sistema de Bibliotecas constitui um dos principais eixos do processo de reestruturação da Edufu. Surgido do diálogo com outros editores que integram a Associação Brasileira de Editores Universitárias (Abeu), este plano tem o objetivo de alinhar a estrutura da Edufu à das editoras universitárias públicas de expressão. Nessas universidades, o portal não está alojado na editora, mas no Sistema de Bibliotecas. Verificamos, também, que a transferência seria conceitualmente desejável, pois o bibliotecário é o profissional mais qualificado para cuidar de portais e o Sisbi possui uma equipe de apoio quantitativamente muito maior. Além disso, a operação do PPUFU, que já era difícil, tornou-se inviável em virtude da redução do quadro de pessoal da Edufu, ocorrida no mês de maio de 2021, por vedação federal da reposição de vagas de editores de publicação. Assim sendo, podemos dizer que a transferência é boa para a Edufu, mas melhor para o portal. No entanto, para ser ‘muito’ melhor, ele tem de ser entendido como um ente ‘na’ biblioteca, acolhido pelo Sisbi, mas ‘da’ UFU, por se tratar de um ente estratégico na avaliação da nossa universidade. Nesse sentido, a configuração da Comissão Gestora procura concretizar esse compromisso institucional, engajando as Unidades Acadêmicas e Administrativas e os principais provedores de meios na manutenção e consolidação do Portal de Periódicos”, argumenta o diretor da Editora da UFU.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: resolução Condir Conselho Diretor PPUFU Portal de Periódicos Sistema de Bibliotecas

A11y