Sucessão

UFU publica resolução que regulamenta a consulta eleitoral para reitor(a) e vice-reitor(a), gestão 2025/2028

Votação será eletrônica e remota, com a primeira etapa nos dias 27 e 28 de agosto e a segunda - se necessária -, em 11 e 12 de setembro de 2024

Publicado em 21/05/2024 às 14:54 - Atualizado em 07/06/2024 às 16:56

Realizada em caráter extraordinário e presencial, a 5ª reunião do Consun/UFU em 2024 ocorreu durante três tardes. (Foto: Milton Santos)

Após três encontros, realizados em caráter extraordinário e presencial, a 5ª reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) no ano de 2024 deliberou pela aprovação da resolução que regulamenta a Consulta Eleitoral junto à comunidade universitária, visando à elaboração das listas tríplices para a escolha do(a) reitor(a) e do(a) vice-reitor(a) da UFU durante a gestão 2025/2028.

Reitor da instituição e presidente do Consun desde 2017, o professor Valder Steffen Junior destacou a presença dos(as) conselheiros(as), em especial aqueles(as) que se deslocaram das cidades de Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo até Uberlândia para as sessões dos dias 8, 15 e 17 de maio. As reuniões marcaram o retorno presencial do conselho que, devido à pandemia de covid-19, passou a ser remoto.

Docente da Faculdade de Computação (Facom), Maurício Cunha Escarpinati foi o relator do processo. “A resolução, como é característica da nossa universidade, foi produzida de forma coletiva e democrática. Inicialmente, junto com o processo, recebi uma sugestão de minuta produzida pela administração da UFU. A partir desse momento, passei a dialogar com colegas, ouvir sugestões e opiniões”, explica o relator.

A consulta eleitoral acontecerá pelo “Sistema de Votação Online Helios Voting”, um sistema de votação eletrônico e remoto, já utilizado na consulta anterior. “Temos como novidade a ratificação do uso do Helios Voting para que a Consulta Eleitoral seja realizada de forma eletrônica e remota, sendo que desta vez o sistema será customizado, instalado e gerenciado por equipes de servidores da própria UFU”, destaca Escarpinati.

A primeira etapa da Consulta Eleitoral será das 12h do dia 27 de agosto às 12h de 28 de agosto de 2024. Caso nenhum(a) candidato(a) obtenha a maioria dos votos - ou seja, metade mais um, não computando os votos brancos e nulos -, haverá a realização do 2º turno, das 12h do dia 11 de setembro às 12h de 12 de setembro de 2024. Veja. na tabela a seguir, o cronograma completo aprovado pelos conselheiros do Consun:

Calendário da Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota
Fonte: Reprodução / Resolução Consun nº 79/2024

Representativade

A Comunidade Universitária, com direito a voto não obrigatório, é constituída por todos(as) os(as) servidores(as) ativos(as) - docentes de carreiras de magistério superior, de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, os(as) professores(as) visitantes e substitutos(as); e os(as) servidores(as) técnico-administrativos(as), ocupantes de cargo de provimento efetivo - e os(as) estudantes com vínculo ativo com a UFU no semestre letivo em que ocorrer a consulta.

As Comissões Especial (responsável por conduzir a consulta eleitoral) e de Ética (responsável por analisar as denúncias durante o processo eleitoral) também foram formadas durante a 5ª reunião do Consun. Cada comissão é composta por três representantes do corpo docente, três representantes dos(as) técnicos(as) administrativos(as) e três representantes do corpo discente.

“As discussões ocorridas durante essas três reuniões foram extremamente ricas, respeitosas e dentro do campo democrático. Dessas discussões, surgiram ideias e inúmeras sugestões de modificação no texto; algumas delas eu acolhi e outras, quando não havia consenso, foram votadas pelos conselheiros presentes. Acredito que, ao final, conseguimos chegar em um documento que atende o desejo da nossa comunidade acadêmica e permitirá que tenhamos um período eleitoral rico de ideias, respeitoso e democrático”, finaliza o relator.

Todas as informações referentes à Consulta Eleitoral serão divulgadas no sítio: https://consultaeleitoral2024.ufu.br/. Os encontros da 5ª reunião do Consun foram transmitidos ao vivo pelo Canal da UFU no YouTube e estão disponíveis para acesso - confira, abaixo.

Palavras-chave: resolução regras Eleições consulta eleitoral Reitoria UFU gestão 2025/2028

Conteúdo relacionado