Eleições UFU 2024

Campus Umuarama fecha ciclo de debates do pleito pela Gestão 2025/2028

Às vésperas da votação do segundo turno, candidatos a reitor e vice-reitora das chapas 2 e 3 têm confronto de ideias na noite desta segunda-feira, 9/9; acesse aqui os formulários para envio de perguntas e para poder acompanhar o evento presencialmente

Publicado em 06/09/2024 às 19:55 - Atualizado em 07/09/2024 às 10:56

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU

É na segunda-feira, 9 de setembro de 2024, a partir das 19 horas, no Auditório do Bloco 8C do Campus Umuarama. Este será o último encontro para confronto de ideias entre os reitoráveis e as vice-reitoráveis que representam as duas chapas que disputam a preferência de discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Uberlândia, no segundo turno das eleições internas da instituição. Nos dias 11 e 12, mais uma vez utilizando o sistema Helios Voting, será a vez da comunidade acadêmica dar o veredicto final e decidir se os candidatos de "IntegraMaisUFU" ou de "UFUcomVocê" estarão à frente da Reitoria da UFU pelos próximos quatro anos, na Gestão 2025/2028.

Novamente promovido e organizado pela Comissão Especial para Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota da Universidade Federal de Uberlândia (Celeit/UFU), este último debate terá como mediadora a jornalista Tânia Costta, da TV Integração - acesse aqui o link para a transmissão pelo Canal da UFU no YouTube

Assim como ocorreu em todos os cinco debates realizados ao longo das Eleições UFU 2024, a comunidade acadêmica pode participar de duas formas: enviando perguntas, até as 17h do dia 9/9, ou acompanhando o debate presencialmente - neste caso, o prazo para preenchimento do formulário específico vai até as 14h de 9/9.

Dinâmica

Este será o primeiro debate com a participação tanto dos candidatos a reitor quanto das vice-reitoráveis. A estrutura do evento prevê que os dois primeiros blocos serão destinados a elas e os três finais, a eles.

No bloco inicial Catarina Machado Azeredo (Chapa 2 /Faculdade de Medicina) e Fabíola Alves Gomes (Chapa 3 / Faculdade de Medicina) terão 2'30" para se apresentarem. Na sequência, haverá perguntas entre elas com temas livres. Os questionamentos serão formulados em até 45 segundos; respostas serão dadas em 2 minutos; e os tempos para réplica e tréplica serão, respectivamente, de 1'30" e 45 segundos

O segundo bloco terá a participação da comunidade acadêmica. Será o momento em que cada candidata responderá uma pergunta enviada por membro de cada categoria; ou seja, uma feita por docente, uma por técnico(a) e uma por discente. As respostas, por ordem de sorteio, terão como tempo máximo 1 minuto e 30 segundos. Importante ressaltar que somente estarão disponíveis para sorteio as perguntas que forem enviadas pelo formulário específico citado no segundo parágrafo desta reportagem e tiverem sido previamente selecionadas pelas Comissões Especial e de Ética.

Terceiro e quarto blocos seguirão as mesmas estruturas dos anteriores, porém com a participação dos candidatos a reitor: Carlos Henrique de Carvalho (Chapa 2/Faculdade de Educação) e Hélder Eterno da Silveira (Chapa 3/Instituto de Química). O quinto e último bloco será dedicado às considerações finais dos dois reitoráveis, com tempo individual de fala de 2 minutos e 30 segundos. Ao longo de todo o debate as ordens das participações das(os) candidatas(os) serão definidas por sorteios.

Para ficar a par das informações referentes a este pleito interno da Universidade Federal de Uberlândia, acesse o seu endereço eletrônico oficial: https://consultaeleitoral2024.ufu.br/consulta-eleitoral.