Eleições UFU 2024

A vez delas: Campus Glória recebe debate entre as candidatas a vice-reitora da UFU

Entenda a dinâmica do terceiro debate do primeiro turno, agendado para a tarde de 19 de agosto (segunda-feira), e saiba o que fazer para enviar perguntas e para poder acompanhar o evento in loco

Publicado em 16/08/2024 às 09:24 - Atualizado em 20/08/2024 às 08:55

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU

Passados os dois primeiros debates entre os quatro candidatos a ocupar o cargo de reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pelos próximos quatro anos, na gestão 2025/2028 - respectivamente, em Patos de Minas e Ituiutaba -, na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, o Auditório 1B do Campus Glória será o palco para o novo confronto de ideias entre as vice-reitoráveis. Promovido e organizado pela Comissão Especial para Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota da Universidade Federal de Uberlândia (Celeit/UFU), o evento terá início às 14 horas, e será mediado pela jornalista Vanessa Carlos, da TV Integração - acesse aqui o link para a transmissão pelo Canal da UFU no YouTube

Para assistir ao debate presencialmente, é necessário se inscrever para as vagas que serão preenchidas com base no envio de um formulário on-line, até as 14h do dia 18/8, domingo. A forma de organização do público em todos debates foi estipulada no tópico 1.1 da Portaria Celeit nº 6/2024: "(...) Os auditórios serão divididos, contemplando uma quantidade de lugares destinados às Comissões Especial e de Ética, uma quantidade de lugares para candidatos(as) e assessores(as) e os lugares restantes serão ocupados pela comunidade universitária, que deverá realizar a sua inscrição para participação utilizando um Formulário Próprio (Teams) a ser disponibilizado pela Comissão Especial. Sugere-se que a divisão seja igualitária entre os segmentos da UFU (Docentes, Técnicos(as) e Discentes)(...)."

Também é possível participar enviando perguntas que serão sorteadas para serem respondidas pelas candidatas em um dos blocos do debate. Para tal, é necessário preencher, até as 18h do dia 18, um formulário preparado pela Comissão Especial e que já está disponível - acesse aqui.

O debate será dividido em seis blocos, com intervalos de dois minutos entre todos eles. As regras gerais também são informadas na portaria expedida pela Comissão Eleitoral e citada acima. Confira, abaixo, as principais informações das dinâmicas.

O primeiro bloco será destinado à apresentação das quatro candidatas. Cada uma terá direito a dois minutos de fala, sendo que a ordem entre elas dependerá de um sorteio. Na sequência, começa uma rodada com perguntas de temas livres e que serão realizadas entre as candidatas. Cada questão terá tempo máximo de 45 segundos e a resposta será de até 2 minutos. O tempo para réplica será de 1´ 30´" e o da tréplica, de 45 segundos.

No segundo bloco, as perguntas terão como base temas a serem sorteados. Quanto aos tempos serão os mesmos, porém com acréscimo de 45 segundos para tréplicas. Já no bloco seguinte representante(s) da Comissão Especial ou da Comissão de Ética Eleitoral será(ão) entrevistado(s) sobre o Processo de Consulta Eleitoral. Serão 5 minutos de conversa, buscando ampliar as informações a respeito de pontos importantes do processo eleitoral e favorecer maior participação da comunidade universitária nela.

O quarto bloco, por sua vez, garantirá a participação da comunidade universitária no debate: será o momento em que cada candidata responderá uma pergunta enviada por membro de cada categoria; ou seja, uma feita por docente, uma por técnico(a) e uma por discente. As respostas, por ordem de sorteio, terão como tempo máximo 1 minuto e 30 seguntos. Importante ressaltar que somente estarão disponíveis para sorteio as perguntas que forem enviadas pelo formulário específico citado no terceiro parágrafo desta reportagem e tiverem sido previamente selecionadas pelas Comissões Especial e de Ética.

No quinto e penúltimo bloco, novamente as candidatas farão perguntas entre si e com temas livres, seguindo a mesma dinâmica adotada na parte final do primeiro bloco. Por fim, o sexto bloco será dedicado às considerações finais, conforme ordem definida por novo sorteio. Cada candidata irá dispor de 2 minutos e 30 segundos de fala.

Debates seguintes e transmissões

O primeiro turno ainda terá mais um debate, na próxima quinta-feira (22/8), às 19h, no Campus Santa Mônica, com novo confronto de ideias entre os quatro candidatos a reitor.

Caso seja necessária a realização de um segundo turno, ocorrerão mais dois debates, sendo, respectivamente em: 04/09, às 14h, no Campus Monte Carmelo (entre os candidatos a reitor); e 09/09, às 19h, no Campus Umuarama (com quatro blocos com os reitoráveis e dois blocos com as candidatas a vice-reitora).

Todos os debates serão transmitidos ao vivo e simultaneamente, via TV Universitária, Rádio Universitária e canal da UFU no YouTube.

Para ficar a par das informações referentes a este pleito interno da Universidade Federal de Uberlândia, acesse o seu endereço eletrônico oficial: https://consultaeleitoral2024.ufu.br/consulta-eleitoral.