Eleições UFU 2024

Patos de Minas abre série de debates entre os candidatos a reitor da UFU

Entenda a dinâmica do primeiro debate, agendado para a próxima terça-feira (23/7), e saiba o que fazer para enviar perguntas aos reitoráveis e para poder acompanhar o evento in loco

Publicado em 17/07/2024 às 14:51 - Atualizado em 17/07/2024 às 16:38

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU

Rua Major Gote, 808, Caiçaras, Patos de Minas (MG). Este é o endereço do Campus I do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), local onde será realizado o primeiro debate entre os quatro candidatos a ocupar o cargo de reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pelos próximos quatro anos, na gestão 2025/2028. O evento é promovido e organizado pela Comissão Especial para Consulta Eleitoral Eletrônica e Remota da Universidade Federal de Uberlândia (Celeit/UFU) e está agendado para a próxima terça-feira, 23 de julho, com início às 14 horas, no Auditório do Bloco E.

Para assistir ao debate presencialmente, é necessário se inscrever para as vagas que serão preenchidas com base no envio de um formulário on-line. A forma de organização do público em todos debates foi estipulada no tópico 1.1 da Portaria Celeit nº 6/2024: "(...) Os auditórios serão divididos, contemplando uma quantidade de lugares destinados às Comissões Especial e de Ética, uma quantidade de lugares para candidatos(as) e assessores(as) e os lugares restantes serão ocupados pela comunidade universitária, que deverá realizar a sua inscrição para participação utilizando um Formulário Próprio (Teams) a ser disponibilizado pela Comissão Especial. Sugere-se que a divisão seja igualitária entre os segmentos da UFU (Docentes, Técnicos(as) e Discentes)(...)."

Também é possível participar enviando perguntas que serão sorteadas para serem respondidas pelos candidatos em um dos blocos do debate. Para tal, é necessário preencher um formulário preparado pela Comissão Especial e que já está disponível - acesse aqui.

Regras

O debate será dividido em seis blocos, com intervalos de dois minutos entre todos eles. As regras gerais também são informadas na portaria expedida pela Comissão Eleitoral e citada acima. Confira, abaixo, as principais informações das dinâmicas.

O primeiro bloco será destinado à apresentação dos quatro candidatos. Cada um terá direito a dois minutos de fala, sendo que a ordem entre eles dependerá de um sorteio. No segundo bloco, as perguntas terão temas livres e serão realizadas entre os candidatos. Cada pergunta terá tempo máximo de 1 minuto e a resposta será de até 2 minutos. Os tempos para réplica e tréplica serão, respectivamente, de 1´ 30´" e 30".

No terceiro bloco, os tempos serão os mesmos, porém as perguntas terão como base temas a serem sorteados. O quarto bloco, por sua vez, garantirá a participação da comunidade universitária no debate: será o momento em que cada candidato responderá uma pergunta enviada por membro de cada categoria; ou seja, uma feita por docente, uma por técnico(a) e uma por discente. As respostas terão como tempo máximo 1 minuto e 30 seguntos. Importante ressaltar que somente estarão disponíveis para sorteio as perguntas que forem enviadas pelo formulário específico citado no terceiro parágrafo desta reportagem e tiverem sido previamente selecionadas pelas Comissões Especial e de Ética.

No quinto e penúltimo bloco, novamente os candidatos farão perguntas entre si e com temas livres, seguindo a mesma dinâmica adotada no segundo bloco. Por fim, o sexto bloco será dedicado às considerações finais, conforme ordem definida por novo sorteio. Cada candidato irá dispor de 2 minutos de fala.

Debates seguintes e transmissões

Ao longo do primeiro turno, haverá outros três debates, de acordo com o seguinte cronograma:

• 05/08 (segunda-feira), às 19h, no Campus Pontal – debate entre os candidatos a reitor;
  • 19/08 (segunda-feira), às 14h, no Campus Glória – debate entre as candidatas a vice-reitora;
  • 22/08 (quinta-feira), às 19h, no Campus Santa Mônica – debate entre os candidatos a reitor.

Caso seja necessária a realização de um segundo turno, ocorrerão mais dois debates, sendo, respectivamente em: 04/09, às 14h, no Campus Monte Carmelo (entre os candidatos a reitor); e 09/09, às 19h, no Campus Umuarama (com quatro blocos com os candidatos a reitor e dois blocos com as candidatas a vice-reitora).

Todos os debates serão transmitidos ao vivo e simultaneamente, via TV Universitária, Rádio Universitária e canal da UFU no YouTube.

Para ficar a par das informações referentes a este pleito interno da Universidade Federal de Uberlândia, acesse o seu endereço eletrônico oficial: https://consultaeleitoral2024.ufu.br/consulta-eleitoral.