Nova Política

Universidade institucionaliza Programa UFU Saudável

Ações de bem-estar e saúde abrangem toda a comunidade acadêmica

Publicado em 23/02/2022 às 17:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Registro de uma atividade de meditação realizada durante a edição de 2019 do 'Agita UFU'. (Foto: Mariana Oliveira)

Na tarde desta quarta-feira (23/02), durante a primeira reunião de 2022 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Consex/UFU), que aconteceu em formato remoto, foi aprovado o Programa Institucional "UFU Saudável". Ele contempla ações de saúde, lazer, culturais, esportivas, formativas e educativas para o enfrentamento à pandemia e para o pós-pandemia.

Durante a leitura da proposta, o relator Moacyr Comar Junior, docente do Instituto de Química, ressaltou a importância da institucionalização do projeto, que já acontece na UFU. De acordo com ele, para além de prevenir e reduzir a transmissão e o contágio do novo coronavírus nos ambientes universitários, o UFU Saudável visa a possibilitar ações acolhedoras no ambiente universitário como estratégia de superação dos efeitos gerados pela pandemia e pela mudança de hábitos e atitudes do pós-pandemia. “É um marco da gestão na busca de garantir uma universidade saudável, não apenas nesse período pandêmico, mas também de estabelecer ações e atividades para o futuro da nossa instituição”, afirmou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Elaine Saraiva Calderari .

O novo programa se pauta pelos seguintes princípios e diretrizes: acolhimento, proteção e bem-estar, segurança e comunicação. A pró-reitora enalteceu o fato de ser a primeira vez que a UFU institui um programa visando a essas diretrizes e envolvendo toda a comunidade universitária. Com atuação direta em três dimensões socioespaciais: pedagógica, espacial e pública. “A ideia é criar uma série de medidas permanentes que, ao serem implementadas, irão auxiliar na mudança de hábitos e atitudes da nossa comunidade, atingindo o ambiente universitário e também o entorno físico, familiar e social”, finalizou Calderari.

Palavras-chave: consex ufu saudável UFUContraOCorona