Veterinária

Como está a saúde renal dos seus pets?

'Março Amarelo' é o mês da conscientização para o cuidado e prevenção das doenças renais em cães e gatos

Publicado em 11/03/2022 às 10:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Você já conhece o "Março Amarelo" dos pets? Não? Então, apresentamos o mês internacional do cuidado e prevenção das doenças renais. Não é só nós, humanos, que temos datas de conscientização ou sofremos com a saúde dos rins. Os pets também têm essas peculiaridades. Para ajudar nesta campanha e auxiliar os tutores a cuidarem melhor dos seus animais de estimação, o Serviço de Nefrologia e Urologia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV/UFU) e a empresa Elanco elaboraram uma cartilha sobre o tema.

Em toda segunda quinta-feira do mês de março é celebrado o "Dia Mundial do Rim". A data serve para conscientizar sobre a importância dos rins na saúde e os problemas relacionados às doenças renais. Partindo desta comemoração, a medicina veterinária adotou este mês como março amarelo e desenvolve campanhas para alertar os donos de pets sobre essas comorbidades que podem atingir seus bichinhos. É importante lembrá-los de que a realização de check-ups preventivos para diagnóstico precoce e início do tratamento desde os estágios iniciais também pode salvar os animais.

Foto: Pixabay

Os rins são os órgãos responsáveis por manter o equilíbrio dos líquidos e minerais no corpo, além de remover substâncias nocivas da corrente sanguínea. Algumas infecções, inflamações, medicamentos, parasitas, doenças autoimunes, entre outras situações, podem atrapalhar o funcionamento saudável do sistema renal e desenvolver uma série de alterações na saúde, como desidratação e acúmulo de substâncias tóxicas no organismo. Esse comprometimento pode ser temporário - o que é classificado como doença renal aguda -, ou definitivo, a doença renal crônica. Em ambos os casos, é uma doença silenciosa, cujos sinais só ficam evidentes quando 75% da função de ambos os rins já foi comprometida.

Há raças mais propensas a desenvolverem algumas doenças urinárias. Para cães, os cálculos urinários são frequentes em dálmatas e schnauzers, enquanto as doenças genéticas, como displasia renal, são mais vistas nos shih-tzus. No caso dos gatos, rins policísticos são observados nos persas e a amiloidose renal, nos abissínios. Vale lembrar que cães e gatos mestiços e sem raças definidas também podem ser acometidos por estas e outras doenças.

Na cartilha produzida e publicada pelo Serviço de Nefrologia e Urologia do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, em conjunto com a empresa Elanco, são encontradas todas essas informações, além de outras muito importantes: os sinais da doença, as formas de prevenção e os exames necessários para cuidar dos pets.

Um dos autores do material é o professor Leandro Zuccolotto, que também participou da produção do artigo “Anormalidades renais causadas por infecção pelo vírus da cinomose em pacientes terminais”. O material foi publicado na Frontiers, uma importante editora, das maiores e mais citadas do mundo - 1,6 milhões até o momento, com mais de 100 mil pesquisadores renomados, plataforma de ciência aberta e com mais de 1 bilhão de visualizações e downloads. O trabalho teve como objetivo analisar as alterações glomerulares e tubulares em cães com cinomose terminal por meio de microscopia de luz, imunofluorescência e microscopia eletrônica.

Palavras-chave: hospital veterinário HV UFU cães gatos saúde renal março amarelo