Empoderamento

E-book apresenta dados da participação de mulheres em atividades extensionistas

'O Protagonismo Feminino na Extensão da UFU' faz parte de uma série de livros escritos por pesquisadoras da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 28/03/2022 às 18:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Foi-se o tempo em que lugar de mulher era somente dentro de casa. Hoje, a mulher ocupa os mais diversos espaços em nossa sociedade e não seria diferente na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com o intuito de destacar a presença feminina na instituição, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) lança uma série de e-books escritos por pesquisadoras da universidade.

O e-book “O Protagonismo Feminino na Extensão da UFU”, de autoria da diretora de Extensão da UFU, Valéria Maria Rodrigues, apresenta um levantamento da presença feminina nas atividades de extensão. “É notório que a presença feminina à frente das atividades de extensão na UFU vem se expandindo a passos largos e conquistando espaço com paridade e igualdade em relação à atuação masculina”, destaca Rodrigues.

Arte: Divulgação/Proexc

A autora explica que o e-book trata-se de um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas mulheres na UFU. “A participação das mulheres na vida da comunidade acadêmica UFU e, por conseguinte, na gestão e coordenação de ações de extensão, vem ocupando lugares de cada vez mais de destaque neste espaço institucional, o que torna quase infactível a tarefa de nominar cada uma delas nessa representatividade”, aponta.

A obra revela que mais de 4.200 projetos, quase 2.800 eventos, mil cursos/oficinas e 127 publicações em extensão foram coordenadas por mulheres, entre os anos de 2009 e 2021. Os dados foram gerados a partir de um mapeamento dos registros realizados no Sistema de Informação (Siex/UFU).

As informações da pesquisa encontram-se na apresentação “Mulheres na Extensão da UFU” ou diretamente no e-bookO Protagonismo Feminino na Extensão da UFU”. O e-book faz parte das atividades da campanha “Mês do Respeito”, promovida pela Proae e a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional da Universidade Federal de Uberlândia (Dipae/UFU).  As ações acontecem ao longo do mês de março e têm o intuito de fomentar o diálogo sobre o reconhecimento das mulheres no âmbito da academia.

E-books

Além de “O Protagonismo Feminino na Extensão da UFU”, outros dois e-books também já estão disponíveis:

Palavras-chave: extensão e-book Mulheres pesquisa