Estudante-atleta da UFU recebe premiação nacional

Medalhista de ouro no JUBs Acadêmico de 2021, Vinicius Silva foi um dos homenageados no 'Melhores do Ano', evento promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

Publicado em 25/03/2022 às 16:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Na última quarta-feira (23/03), a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) realizou em Brasília (DF) mais uma edição do “Melhores do Ano”. O evento foi idealizado para premiar os destaques da temporada 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e praticante do atletismo, Vinicius Silva foi um dos homenageados da noite. Ele já havia conquistado a medalha de ouro na última edição dos JUBs, com o trabalho sobre o tema “Sistema de disputa em eventos esportivos: automatização de processos combinados por meio do Excel”, cuja orientação foi do professor Sérgio Nunes. Agora, venceu o "Melhores do Ano" na modalidade "Acadêmica", que é disputada desde 2016.

Silva explica, de forma resumida, que seu trabalho consiste em algoritmos que deixam os sistemas de disputas automatizados e disponibilizam planilhas capazes de executar todos os procedimentos.

Aluno da UFU exibe, orgulhoso, seu novo troféu. (Foto: Divulgação/CBDU)

Além do ouro inédito para Minas Gerais no JUBs Acadêmico, o aluno da UFU comenta que estar entre os melhores do ano o deixou muito feliz: “Logo (que fiquei sabendo da premiação), quis contar para todo mundo que, de certa maneira, me ajudou no desenvolvimento desse trabalho.”

Ele também acrescenta que a premiação o motiva a prosseguir com ainda mais dedicação em seus trabalhos acadêmicos, bem como a colaborar nas pesquisas brasileiras. “Quero não apenas dar continuidade aos estudos, fazendo mestrado e novas pesquisas, mas, principalmente, incentivar para que outras pessoas também possam iniciar nesse caminho e ajudar no fortalecimento das pesquisas no nosso país”, conclui.

Vinicius Silva, à direita, foi um dos destaques por Minas Gerais. (Foto: Divulgação/CBDU)

Palavras-chave: JUBs melhores do ano premiação nacional JUBs acadêmico