Participação

Proae realiza consulta pública sobre ações para 2022

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil requisita opinião dos estudantes da UFU sobre as políticas de assistência; formulário pode ser preenchido até o final deste mês de março

Publicado em 10/03/2022 às 09:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Você estuda na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e já precisou ou precisa dos recursos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae)? Sabe como ela funciona? Quando precisou procurá-la, foi bem atendido e teve suas necessidades apoiadas? Pois esta é a hora dos acadêmicos opinarem sobre os trabalhos realizados pela Proae. Se você tem sugestões, reclamações, solicitações ou ideias de melhorias, chegou o momento de se manifestar.

Todos os anos, a pró-reitoria realiza uma consulta pública para ouvir os alunos da UFU, com o intuito de atuar de forma efetiva e que melhor atenda as reais demandas da comunidade assistida. As decisões pretendem ser horizontais, por meio do diálogo e da representatividade.

Sendo assim, desde o mês passado, está ocorrendo uma consulta pública, voltada para as definições das futuras medidas e ações a serem executadas pela equipe do setor. Os resultados deste levantamento serão avaliados pelo Fórum de Assuntos Estudantis (FAEs).

É importante a colaboração de todos os estudantes da UFU, mesmo aqueles que não recebem assistência direta da Proae, para que seja feita uma avaliação da atuação do órgão no cumprimento de suas responsabilidades com a Política de Assistência Estudantil da UFU e com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

A pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva, comenta sobre os objetivos da iniciativa. "Ela visa a estabalecer o que chamamos de 'horizontalidade de relações', ou seja, nós estamos buscando informações junto à comunidade universitária para que possamos rever, replanejar ou adequar as nossas ações". Ainda segundo ela, o PNAES é de onde vem a maior parte dos recursos que são investidos nos estudantes da instituição. Dessa forma, é preciso analisar a conformidade com o programa, mas também de conciliar isso às reais necessidades dos alunos: "Que o recurso disponibilizado cumpra, de fato, as diretrizes e os critérios do programa e da nossa política, porém que ele também esteja em consonância com as necessidades e os desejos da nossa comunidade estudantil."

A consulta está acontecendo por meio de um FORMULÁRIO ON-LINE e pode receber contribuições até o próximo dia 31 de março. A meta é ter o máximo de respostas possível, para que haja um diagnóstico amplo e confiável, contribuindo para que seja traçada uma nova metodologia de ações para o ano corrente. "Os estudantes podem participar com ponderações, propostas, críticas e comentários", convida a pró-reitora.

Palavras-chave: Consulta Pública Proae assistência estudantil