UFU investiga como pandemia de covid-19 afetou pessoas com asma

Questionário está disponível para interessados em ser voluntários do estudo

Publicado em 30/03/2022 às 11:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Cientistas vão avaliar a influência do isolamento social nos sintomas clínicos e o papel dos exercícios físicos e da infecção pelo novo coronavírus no estilo de vida dos pacientes asmáticos. (Foto: Frepik/jcomp)

A asma é uma doença que acomete os pulmões e afeta todo o organismo. Os tubos que levam o ar para dentro dos pulmões, chamados brônquios, inflamam-se e o asmático passa a sofrer com tosse crônica e falta de ar durante as atividades físicas, podendo também sentir cansaço e aperto no peito, com dificuldade para respirar, segundo o Ministério da Saúde.

Mas e a pandemia de covid-19: como afetou a vida e os sintomas das pessoas com asma? É o que vão investigar pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os cientistas vão avaliar a influência do isolamento social nos sintomas clínicos e o papel dos exercícios físicos e da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estilo de vida dos pacientes.

Entre as hipóteses do grupo, por exemplo, estão a de que o maior convívio com animais de estimação, poeira doméstica e ácaros pode ter piorado os casos de asma alérgica, mas a menor exposição à poluição do ar pode ter levado à melhoria dos sintomas, em casos chamados de asma ocupacional.

O estudo já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e, agora, os pesquisadores estão em busca de 120 voluntários asmáticos e não asmáticos (para que possam ser feitas comparações) para participarem do estudo. Você, que está lendo este texto, pode ser um voluntário: basta preencher o questionário on-line elaborado pelos cientistas, que é enviado após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) (acesse aqui).

Os pesquisadores responsáveis são Rafael Resende, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPPA/UFU) e à Fiocruz; o professor Ernesto Taketomi, do PPIPPA/UFU; a doutoranda Laura Ribeiro, do PPIPA/UFU; e a graduanda Isadora Gomes, do curso de Saúde Coletiva da UFU. O estudo será realizado no Laboratório de Alergia e Imunologia Clínica do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail lalic@icbim.ufu.br|.

Da esquerda para a direita: Laura Ribeiro, Ernesto Akio Taketomi e Rafael Resende. (Foto: Alexandre Santos)

Palavras-chave: asma covid19 pandemia imunologia Divulgação Científica UFUContraOCorona