Gênero

Um momento de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e seus direitos

No 'Dia Internacional da Mulher', Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas reforça a necessidade deste debate e aponta serviços que a UFU oferece às integrantes da comunidade acadêmica

Publicado em 08/03/2022 às 10:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

“A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss) – vinculado à Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs) – parabeniza todas as mulheres, especialmente as servidoras, fundacionais e terceirizadas, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pelo Dia da Mulher.”

Desde 8 de março de 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra, anualmente nesta mesma data, o “Dia Internacional da Mulher”. Momento de lembrar os esforços daquelas que lutaram e lutam pela conquista e respeito aos seus direitos, em vários aspectos: sociais, políticos e econômicos, étnicos, linguísticos e culturais.

O Dia Internacional da Mulher é marcado, também, por momentos de conscientização sobre o papel feminino na sociedade e seus direitos. Desta forma, é um momento para reflexão a respeito da desigualdade e violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. “É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser ocasião propícia para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade mais justa e igualitária”, chama a atenção Luane Resende França, a atual coordenadora do Siapss.

Apoio ao público feminino da UFU

Neste contexto, pensando no atendimento às mulheres que trabalham na universidade, o setor vem executando ações com foco na promoção da qualidade de vida delas. Para isto, possui um grupo multiprofissional formado por psicólogos, assistentes sociais, educador físico, médicos e equipe de enfermagem que desenvolvem programas e projetos visando a esse alcance.

Alguns documentos oficiais institucionalizaram estas ações. É o caso da Resolução do Consun nº 2, de 3 de maio de 2021, que definiu a Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres da UFU - voltada a todas as estudantes, docentes e técnicas administrativas, terceirizadas, colaboradoras, entre outras, da UFU. O artigo 2º desta resolução estipula que ela "deverá orientar as ações voltadas à valorização e defesa das mulheres, ao enfrentamento, à prevenção de quaisquer tipos de violência contra as mulheres, ocorridas nos campi e/ou estruturas físicas ligadas à Universidade e outras ações mais amplas, no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão".

Posteriormente, por meio da Portaria de Pessoal nº 2629, de 1º de julho de 2021, foi constituída a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMULHERES/UFU). A comissão surgiu com as seguintes atribuições: apoiar as unidades administrativas e acadêmicas, pró-reitorias e outros setores, na implementação dos programas; dar suporte ao desenvolvimento das atividades abrigadas pelos programas; criar critérios de qualidade e eficiência das ações e atividades desenvolvidas, além de buscar a integração dos programas e ser referência para as questões de valorização e proteção das mulheres na Universidade Federal de Uberlândia.

Desta forma, tanto a Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres quanto a CPMULHERES representam importantes passos institucionais para a valorização e defesa das mulheres no âmbito da UFU. Estes dispositivos são frutos da luta e conquistas de muitas mulheres e, também, do apoio de homens que defendem os mesmos princípios.

Para ficar a par de mais informações sobre o suporte e os serviços oferecidos pela CPMULHERES, está disponível a caixa de e-mail cpmulheres@gmail.com.

Palavras-chave: Dia internacional da Mulher Progep Siapss