Recepção

Com a volta às aulas presenciais, UFU organiza 'Semana de Acolhimento'

Após dois anos, alunos de graduação vão retornar aos campi no próximo semestre letivo. Pró-Reitoria de Assistência Estudantil convida comunidade acadêmica a uma consulta pública para planejamento de ações. Contribuições podem ser enviadas até 09/04

Publicado em 06/04/2022 às 17:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O segundo semestre letivo de 2021 marca o retorno às aulas presenciais nos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), depois de dois anos sem a presença dos alunos circulando pelos campi da instituição. No dia 2 de maio, a universidade irá retomar completamente suas atividades presenciais, com base na Resolução Consun nº 30/2022. Diante disso, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), com apoio das pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Extensão e Cultura (Proexc) e de outras entidades acadêmicas, realiza a Semana de Acolhimento.

De acordo com Elaine Saraiva, pró-reitora da Proae, as atividades referentes ao funcionamento das pró-reitorias e a abertura da Semana de Acolhimento estão sendo planejadas pela Comissão Permanente de Recepção dos Ingressantes. Ela comenta que esta é uma ocasião muito aguardada tanto pelos servidores quanto pelos alunos da UFU. “Talvez, seja o momento mais esperado da história da nossa universidade. O nosso sentimento é de que estamos passando por uma renovação da instituição, em que nós retornamos com os estudantes presencialmente, mas também em que nós vamos fazer uma grande reflexão sobre o que passamos e sobre qual é o nosso papel enquanto instituição pública, gratuita e de qualidade”, afirma Saraiva.

Para marcar este momento de retorno, de acordo com Saraiva, a UFU está planejando atividades de curta, média e longa duração. As de curta duração ocorrerão durante a Semana do Acolhimento, que contará com rodas de conversa, tours pelos campi e atividades culturais espalhadas por eles. Já a médio prazo, pretende-se construir uma escuta e um acompanhamento ainda mais próximo dos alunos, especialmente aqueles que estão em vulnerabilidade socioeconômica ou que perderam entes queridos durante a pandemia do covid-19. E, por fim, a longo prazo, a Proae pensa em reconstruir toda a dinâmica de funcionamento da Assistência Estudantil, com base nas reflexões feitas nesse retorno presencial.

Para a Semana de Acolhimento, que está marcada para o intervalo entre os dias 2 e 6 de maio, a Proae está convidando os veteranos para atuarem como monitores das atividades. “O evento foi feito para os estudantes e nada mais natural do que ser feito por estudantes também”, pondera a pró-reitora. A ideia é que estudantes se voluntariem para mediar as atividades que serão realizadas, estabelecendo um contato entre a administração da UFU e os seus novos alunos.

Além disso, a Proae lançou uma consulta pública aos alunos, que tem o objetivo de verificar qual é a situação deles nesta volta às aulas presenciais, além de reunir ideias para a Semana do Acolhimento. Com as sugestões dos discentes, a equipe da pró-reitoria pretende integrar as atividades planejadas com base nas vontades apontadas na consulta. Para participar, é necessário preencher um formulário on-line. O prazo para contribuições termina no próximo sábado (09/04).

Palavras-chave: volta às aulas ensino presencial semana de acolhimento Proae UFU