Graduação

Ações abordam planos de estudos e gestão de tempo acadêmica

Atividades promovidas pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil acontecem nos meses de maio a novembro de 2022

Publicado em 10/05/2022 às 17:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoverá diversas ações exclusivas para os seus graduandos. As atividades abordarão planos de estudos e gestão de tempo acadêmico. Serão três momentos que acontecerão de forma on-line ou presencial, de maio a novembro de 2022. Em linhas gerais, o objetivo é “ajudar os estudantes universitários na administração do tempo e na organização de suas atividades acadêmicas”, conforme explica Aluísio José Alves, um dos coordenadores do projeto.

A primeira ação, intitulada "Projeto de Atividades Online para Estudantes Universitários", terá rodas de conversa virtuais, que acontecerão de maio a agosto deste ano. O objetivo dos encontros é apresentar e criar situação didático-pedagógica que auxilie os alunos a refletir sobre planejamento de estudos e administração eficaz do tempo. O encontro inicial acontece nesta quinta-feira, 12 maio, às 9h, pela sala virtual da RNP, e tem como tema “Qual é o lugar dos estudos universitários no seu projeto de vida?”.

Já "Gestão do tempo para estudantes universitários" é a temática do segundo momento. Os encontros serão presenciais e destacarão a gestão do tempo na perspectiva do projeto de vida individual e a conexão com os estudos na universidade. As ações acontecem de 1º de junho a 11 de agosto de 2022, na sala 125, do bloco 3E, no Campus Santa Mônica.

O terceiro evento, intitulado "Projeto de Apoio Pedagógico e Educacional para Estudantes Universitários", destacará as ferramentas de apoio para a construção de planos de estudos plausíveis e exequíveis. Os workshops acontecerão presencialmente no bloco 5O-E do Campus Santa Mônica, sendo que o primeiro encontro está marcado para 5 de setembro e o último, para 24 de novembro.

As atividades são uma realização da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae); por meio da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae) e da Diretoria de Inclusão, Promoção e Assistência Estudantil (Dires). Os participantes das ações receberão certificados disponibilizados na plataforma do Sistema de Informação de Assuntos Estudantis (Siae). Para conferir a programação completa,  acesse o cronograma das ações.

Palavras-chave: workshops; roda de conversa Proae UFU