Laboratório de Procedimentos em Soldagem da UFU completa 30 anos

Criado em abril de 1992, o laboratório contribui para a inovação científica em processos mecânicos da indústria

Publicado em 13/04/2022 às 14:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

O coordenador Louriel Vilarinho mostra logomarca feita em aço para comemoração dos 30 anos do laboratório. (Foto: Milton Santos)

Há 30 anos, mais especificamente no dia 4 de abril de 1992, o Laboratório de Procedimentos em Soldagem (Laprosolda) foi fundado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Localizado nos blocos 1O e 5H do Campus Santa Mônica, o Laprosolda é espaço de apoio para os estudantes dos cursos de Engenharia da UFU, especialmente da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), a que pertence o Laprosolda. O ambiente é onde acontecem aulas guiadas, iniciações científicas, projetos de extensão e muito estudo na prática. Além disso, o Laprosolda é uma referência de desenvolvimento científico e inovação para a indústria.

O Laprosolda tem atuado em duas frentes: a soldagem e a manufatura aditiva (ou impressão 3D). A soldagem é quando um objeto é produzido com a união de diferentes matérias-primas por meio de fontes de energia variadas, como o arco elétrico. Já a manufatura aditiva é a deposição, camada a camada, de fios ou arames, chegando à forma desejada de uma peça. Essas duas frentes são executadas por mais de 50 bolsistas, entre alunos de graduação, pós-graduação e técnicos que trabalham no laboratório.

O trabalho é feito em acompanhamento com empresas parceiras. De acordo com o professor Louriel Vilarinho, coordenador do Laprosolda, empresas como Belgo, Petrobras, White Martins, Usiminas, Linde e Binzel têm contratos com o laboratório atualmente. “A gente tenta, dentro da nossa competência, levar a ciência e tecnologia da soldagem para as pessoas”, diz Vilarinho. Ao fazer uma parceria com alguma indústria, o Laprosolda realiza estudos dos processos mecânicos que acontecem naquela empresa e investiga como otimizá-los. Assim, eles criam equipamentos novos que melhorarão o desempenho da produção da indústria. Em retorno, a empresa financia as pesquisas do laboratório, o que permite investimentos em robôs, materiais e bolsas para alunos.

Durante a pandemia de covid-19, o Laprosolda teve suas atividades limitadas, com presença dos alunos somente para execuções mecânicas. Todas as atividades de pesquisa e estudo foram feitas em casa. Além disso, houve restrições para atividades presenciais, com distanciamento e horário marcado. Agora, com o abrandamento da pandemia e o retorno às aulas presenciais da UFU, o laboratório volta para o trabalho completamente presencial.

De acordo com Vilarinho, as previsões para o futuro do laboratório são melhorar ainda mais a contribuição do Laprosolda com a comunidade externa, por meio da viabilização de um contato maior do público civil com a universidade. “Não tem como parar. A gente continua trabalhando, os projetos se encerram e começam outros, as pessoas vão se formando, e vem gente nova, isso é legal na universidade”, reflete o coordenador do laboratório.

Comemoração

Faixada do Laprosolda no bloco 1O, com faixa de comemoração em destaque. (Foto: Milton Santos)

Em comemoração ao aniversário de três décadas, o Laprosolda está fazendo algumas celebrações. A faixa, na porta do laboratório, faz lembrar da história que foi escrita até aqui. Além disso, os integrantes se uniram para construir uma peça de aço, com o logotipo do laboratório. Para consolidar ainda mais o marco, o professor Vilarinho apresentou um vídeo no Instagram contando a história do Laprosolda. Confira!

Palavras-chave: aniversário Femec Laprosolda 30 anos Engenharia Mecânica Divulgação Científica