Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

28/04/2022 - 13:43 - Atualizado em 06/05/2022 - 09:40
Pesquisa investiga como a pandemia afetou a vida dos migrantes internacionais
Professora da UFU participa do trabalho financiado pelo CNPq e Fapesp
Por: 
Laura Justino

O trabalho reúne pesquisadores de cidades do Brasil, Estados Unidos e Argentina (Imagem: Freepik)

 

Uma pesquisa que está em desenvolvimento busca investigar como a pandemia causada pelo coronavírus impactou a vida de migrantes no acesso à saúde e proteção social.

Vivianne Peixoto da Silva, coordenadora do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do grupo de estudos de Migração, Saúde e Trabalho (Migrast), está envolvida nesse trabalho que pode colaborar com políticas públicas voltadas para as pessoas que entram ou saem de um país.

O resultado pode contribuir para a identificação dos problemas vivenciados por essas pessoas, possibilitando a formulação de apoios que visam a diminuir a desigualdade social.

A apuração será feita a partir de entrevistas, que devem ser feitas até agosto, com migrantes internacionais e com participantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de instituições públicas nos estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais e Amazonas.

“Uberlândia tem aproximadamente cinco mil migrantes internacionais de 20 nacionalidades distintas e é a terceira cidade de Minas Gerais que mais recebe migrantes”, afirma Silva.

O grupo é coordenado por Denise Martin Coviello, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e reúne pesquisadores de cidades do Brasil, dos Estados Unidos e da Argentina.

A pesquisa foi aprovada na chamada UN-Research Roadmap COVID-19 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e também recebe financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal