09/05/2022 - 11:13 - Atualizado em 09/05/2022 - 15:12
Doutoranda da UFU recruta 80 idosas hipertensas para estudo sobre exercícios funcionais
Interessadas em participar do projeto devem entrar em contato, via WhatsApp, até o final de maio ou as vagas serem esgotadas
Hermom Dourado

Treinamentos vão ocorrer em três manhãs por semana, na academia do Campus Educação Física. (Foto: Divulgação)

Um projeto de pesquisa desenvolvido pela doutoranda Tállita Cristina Ferreira de Souza para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/ UFU), tem como objetivo verificar se exercícios funcionais são capazes de ajudar no controle e tratamento da pressão arterial, na diminuição da glicemia e do colesterol, melhorar as capacidades funcionais e a qualidade de vida de mulheres idosas hipertensas.

Para realizar o trabalho, que conta com a coordenação do professor Guilherme Morais Puga, estão sendo recrutadas 80 voluntárias com idade mínima de 60 anos, diagnosticadas com a doença e que aceitem participar do projeto, cujas atividades ocorrerão de forma on-line e na academia do Campus Educação Física. "As aulas terão duração de 50 minutos, nas manhãs de segunda, quarta e sexta, sendo das 7h30 às 8h20 para a turma 1 e das 8h30 às 9h20 para a turma 2. Antes de iniciar o programa de treinamento, todas as idosas serão examinadas por meio das medidas de pressão, hemograma completo, composição corporal e testes funcionais para avaliar o estado de saúde", explica Souza.

As inscrições estão abertas e vão até o último dia de maio ou o preenchimento das 80 vagas. É preciso realizar um pré-cadastro pelo WhatsApp ou ligação no número (34) 9 9935-1309. "Após a coleta das informações, serão marcadas entrevistas individuais com horários previamente agendados, nas quais será necessário apresentar os documentos pessoais (RG e CPF), número do cartão do SUS, cartão de vacinação contra a covid-19 e receita ou nomes dos medicamentos para controle da pressão. Os treinamentos vão iniciar já no mês de junho, com previsão de aproximadamente cinco meses de atividades", acrescenta a doutoranda.