Publicação

Edufu e curso de Música da UFU lançam 'Polifonia do Cavaquinho: novas abordagens'

Livro, em formato de e-book e com download gratuito, faz parte da série 'Tocata' e serve para o enriquecimento do repertório deste instrumento

Publicado em 18/05/2022 às 09:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Com certeza você já deve ter escutado alguma música ao som de um cavaquinho, mas conhece sua origem? Ele é um instrumento de nacionalidade portuguesa que encontrou solo fértil em terras brasileiras, tornando-se um dos protagonistas do choro e do samba. Trata-se de um cordofone pertencente à família das guitarras europeias, assim como o violão; porém, com proporções menores. Achou interessante a história desse instrumento? Sabia que o cavaquinho, além de ser um dos queridinhos na roda de samba, também está ganhando seu espaço nas academias em cursos de nível técnico e superior, e passando a ocupar um lugar de destaque nas salas de concerto?

É para marcar a crescente importância desse instrumento nesses novos espaços que o curso de Mestrado em Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresenta a série “Tocata” e seu mais novo volume: “Polifonia do cavaquinho: novas abordagens”, de Rafael Milhomem. A obra, lançada e publicada pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), está disponível para download gratuito no repositório da UFU. O responsável por reunir esse e os outros volumes já produzidos é o professor de música André Campos Machado, do Instituto de Artes (Iarte/UFU).

Foto: Divulgação/Edufu

“Polifonia no cavaquinho: novas abordagens” é fruto de uma pesquisa de mestrado do autor, apresentada no ano de 2020 ao Programa de Pós-Graduação em Música da UFU. O trabalho foi intitulado “A polifonia e o idiomatismo técnico no cavaquinho brasileiro contemporâneo: contribuições do autor em suas composições” e André Machado ressalta a sua relevância: “Acreditamos que esta publicação é muito importante para o enriquecimento do repertório do cavaquinho, bem como será de grande utilidade nas diversas escolas de música espalhadas pelo país.”

O livro de Rafael Milhoem está dividido em três partes. Na primeira, o autor apresenta um panorama técnico-instrumental e conceitos específicos do instrumento com o objetivo de elucidar alguns termos técnicos adotados em suas músicas. Na segunda, estão a música “Thalesman” e os “Cinco estudos para cavaquinho solo”. Na terceira e última parte, está a obra “Histórias do mundo”, que possui cinco músicas: “Provérbio Chinês, “Conto Persa”, “Carta Portuguesa”, “Romance Argentino” e “Cordel Brasileiro”.

A série “Tocata” foi criada com o intuito de divulgar a produção musical docente e discente do curso de Música da UFU. Até o momento já foram publicados seis volumes: 1) Coleção Jodacil Damaceno; 2) Elementos básicos para a técnica violonística; 3) O violão de Fanuel Maciel de Lima; 4) Panorama da criação musical no Iarte/UFU; 5) Caderno de iniciação aos instrumentos de cordas dedilhadas através da improvisação livre; e 6) Ponteando a viola caipira.

Palavras-chave: lançamento livro edufu música cavaquinho