19/05/2022 - 12:23 - Atualizado em 19/05/2022 - 16:05
UFU avalia reflexos da pandemia no meio ambiente
Capes concederá quatro bolsas de mestrado, três de doutorado e três de pós-doutorado, além de R$ 100 mil para custeio do projeto
Portal Comunica UFU
CCS/Capes

(Imagem: Divulgação/Capes)

"Monitorar a contaminação ambiental como o aumento do volume de resíduos residenciais e hospitalares gerados pela COVID-19 e traçar estratégias para minimizar o problema no cenário pós – pandêmico": este é o tema do projeto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) selecionado no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia.

Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, explica que o principal objetivo é viabilizar a sustentabilidade ambiental em momentos de crise. “Diante de situações como esta, de uma pandemia, precisamos pensar em estratégias sobre como manter o atendimento em hospitais e no setor público sem que o meio ambiente seja impactado”, conta.

O projeto traz uma temática de interesse mundial, relevância social e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. “Quem tem condições de desenvolver estudos para que isso seja operacionalizado da melhor maneira possível ou seja, fazer com que o desenvolvimento econômico atenda de maneira mais ampla a sociedade, mas que o meio ambiente seja preservado contribui para o desenvolvimento mundial sustentável“, esclarece o pró-reitor.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concederá quatro bolsas de mestrado, três de doutorado e outras três de pós-doutorado à UFU, além de R$ 100 mil para custeio do projeto denominado "Monitoramento da contaminação ambiental pós-pandemia e estratégias de mitigação". O pró-reitor finaliza destacando o protagonismo da fundação e a sua importância como principal agência de fomento à pesquisa do Brasil: “A Capes é um patrimônio da sociedade brasileira, um patrimônio da ciência, da pós-graduação do país.”

Sobre o programa

PDPG – Impactos da Pandemia é o quarto edital do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, que tem a finalidade de incentivar estudos sobre a prevenção e o enfrentamento à covid-19 e outras doenças. Estão previstos investimentos de até R$ 25,1 milhões.